Aberta em 2015, a Marina Itajaí, no centro de Itajaí, em Santa Catarina, acaba de conquistar a certificação internacional ISO 14.001 relacionada ao sistema de gestão ambiental. Para conquistar este selo, a Marina adotou série de processos e práticas para identificar, controlar, administrar e reduzir os impactos ambientais em todas as operações no empreendimento. Também fez a padronização de ações para que estejam em conformidade com a política ambiental da empresa, a prevenção à poluição e o apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região.
A Marina oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e duzentas vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR. É a única marina no sul do país com Diesel Verana. Além disso, tem um espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais.
Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, afirma que “além do fortalecimento da cultura náutica, como um dos principais complexos náuticos do Brasil, nossa intenção é continuar crescendo, porém de maneira sólida, gradativa e sustentável. Essa certificação também é um reconhecimento à nossa postura, práticas sustentáveis e preocupação ecológica, tanto em relação à empresa como por seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade”.
Plásticos nos oceanos
Ano passado, a Marina foi base para um projeto internacional que combate o impacto dos plásticos nos oceanos. A Corona X Parley teve o apoio de 37 voluntários para a retirada de lixo das águas e margens da foz do Rio Itajaí-Açú. Oito barcos deram suporte na atividade que durou cerca de três horas e recolheu 790 kg de resíduos, sendo 90% classificados como de origem plástica.
A Maria já havia feito algo parecido, anteriormente, ao apoiar o projeto “Juntos Pelo Rio”, organizado pela prefeitura de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, que somente na última edição reuniu 1,2 mil voluntários e retirou cerca de nove toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu. Um exemplo de ação que quer sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente, a valorização da água e a consciência para não jogar lixo nos rios, nas ruas ou calçadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa