Roteiro com 18 vinícolas qualificadas em 15 municípios. Quem desejar fazer esse roteiro de enoturismo no Paraná tem uma ferramenta para ajudar na viagem: o novo Mapa do Enoturismo Paranaense. Ele também tem versão impressa.
As vinícolas estão nos municípios de Curitiba e Região Metropolitana, Oeste, Sul, Sudoeste, Norte Pioneiro, Noroeste, Campos Gerais e Norte do Paraná e nelas é possível conhecer rótulos especiais e até mesmo premiados, entre vinhos de mesa, finos, espumantes, sucos e derivados.
Das 18 vinícolas, 13 ofertam visitas guiadas proporcionando aos turistas um maior contato com várias etapas da produção do vinho, dos parreirais à taça. De maneira didática, o mapa também destaca os locais que contam com restaurantes, wine gardens (piquenique), lojas, degustações, espaços de eventos e até mesmo hospedagem, tornando a experiência ainda mais confortável e imersiva.
As vinícolas que estão no mapa são: Araucária (em São José dos Pinhais); Bodega Constantini (Porto Amazonas); Cooperante (Campo do Tenente); Durigan (Curitiba); Fardo (Quatro Barras); Franco Italiano (Colombo); Legado (Campo Largo); Vô Vito (São José dos Pinhais); Zanlorenzi (Campo Largo); Guaravera (Londrina); La Dorni (Bandeirantes); Crevelim (Maringá); Paschoeto (Maringá); Casa Carnasciali (Apucarana); Betiato (Francisco Beltrão); RH (Mariaópolis); Bertoletti (Bituruna) e Di Turra (Santa Helena).
TURISMO: Bituruna tem vinho, tradição italiana e comida boa
O Mapa foi elaborado pela Associação de Vitivinicultores do Paraná (Vinopar), em parceria com o Viaje Paraná e com Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
No Mapa consta uma seção dedicada ao encontro da gastronomia tradicional do Estado com os vinhos mapeados. Algumas das sugestões são o Barreado – prato típico do Litoral e um dos 20 itens paranaenses com selo de Indicação Geográfica –, que harmoniza com rótulos específicos de três vinícolas, ou, ainda, a Carne de Onça curitibana – também com Indicação Geográfica –, que harmoniza com rótulos de outras três produções.

Planalto de Curitiba no Enoturismo Paraná. Foto: Viaje Paraná
“O Enoturismo, diz Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, é uma vertente do turismo gastronômico, porém, por conta de seu alcance, consegue ter características próprias. O Paraná apresenta um grande potencial quando se trata desse tipo de produção, sendo uma referência em qualidade e exclusividade, com vinícolas que carregam uma história”.
Com apoio Viaje Paraná






