Sem placa de identificação e nos fundos de uma galeria, atrás de uma loja de roupas, fica uma pizzaria napolitana no centro de Curitiba, o Madá Pizza & Vinho.
Com espaço reduzido e poucas mesas, o “restaurante secreto”, em um ambiente intimista e aconchegante remodelado nos moldes “faça você mesmo”, com luz baixa e paredes de tijolo à vista, só abre para o jantar, das 18h30 às 23h.
As pizzas do Madá são com massa de fermentação natural e receita idêntica às encontradas na Itália. Todos os ingredientes secos e não perecíveis utilizados na cozinha são italianos, como a farinha da marca Petra que é mais proteica, com mais fibras e de coloração acinzentada.
Entre os destaques do cardápio do Madá está a Margherita DOP. A sigla, que significa Denominação de Origem Protegida, refere-se a uma certificação da União Europeia que garante a origem e a tradição dos ingredientes. Cada ingrediente vem de uma região específica, escolhida a dedo por conta de seu terroir. O tomate, por exemplo, é importado da região de San Marzano, na Itália. Produzido em solo vulcânico, o resultado é uma variedade menos aquosa, mais doce e suculenta. Os tomates são safrados, chegam em latas numeradas e, na pizza, vira um molho crudívoro saboroso, batido apenas com sal. Já a muçarela é do tipo fior di latte, produzida pela Mozzarellart, casa de queijos legítimos italianos de Curitiba. Seu trunfo está na cremosidade, no forte sabor de leite e no frescor do produto artesanal.
Massas
Diferentemente da pizza tradicional da casa, que leva ainda grana padano, a DOP recebe um parmigiano-reggiano, que é um parmesão tradicionalíssimo, importado com 24 meses de cura. Para finalizar, azeite de oliva da Úmbria, que é uma das principais regiões produtoras de azeite da Itália. De sabor potente e levemente picante, ele é acrescentado apenas depois que a pizza sai do forno, para que não sofra com as altas temperaturas.
GASTRONOMIA: Em Curitiba prove o pastel de pinhão
Outros destaques do menu são as pizzas Caprese, preparada com molho de tomates, muçarela, azeitonas pretas, pesto de manjericão, tomates frescos e manjericão fresco; e a Portogallo, uma releitura da famosa Portuguesa, que leva molho de tomates, muçarela, ovo com gema mole, presunto cru, cebola roxa, azeitonas pretas e orégano.
Se a escolha for massas, a casa oferece preparos como manda a tradição italiana, entre eles o Fettuccine Genovese, com carne cozida em baixa temperatura, por volta de 6 horas de cocção, e massa fresca; e o Spaghetti Alla Carbonara, com creme de gemas, queijo pecorino, pancetta e pimenta preta.
No Madá Pizza & Vinho, quando o tempo de Curitiba permite, o ambiente externo oferece alternativa para curtir a noite com lareira, muros com plantas e parreiras, além da música de estilo alternativa.
Com apoio da P+G Comunicação Integrada