Uma visão mais detalhada das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, com a mensagem de que as Cataratas são muito mais do que um belo atrativo turístico. É a proposta que o jornalista Jackson dos Santos Lima apresenta no livro “7 Arcos, 3 Degraus. O Que Você Ainda Não Sabe Sobre as Cataratas do Iguaçu” que incentiva o conhecimento das Cataratas como um todo e suas partes. Os três degraus referem-se aos três níveis das mais de duzentas quedas do atrativo turístico mundial: do nível superior, para o nível intermediário e daí para o nível do rio já dentro do cânion. Já o arcos, tratam da principal ferramenta da formação do leito das quedas, a erosão regressiva que dá ao saltos a forma semicircular, arredondada lembrado que em geometria, um arco é parte de um círculo. O primeiro grande arco fica na frente do Belmond Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional Iguaçu, e dentro desse arco caem os saltos argentinos como Bossetti, Adão e Eva, Duas Irmãs e San Martín entre outros. Dentro dele estão também a Ilha San Martín e o Braço Iguaçu – parte das Cataratas que não recebe o destaque que merece. Uma curiosidade: o maior dos arcos das Cataratas do Iguaçu é visível da estação espacial quando o planeta não está nublado.
O livro aborda assuntos relacionados à formação geológica das Cataratas do Iguaçu, sua flora e sua fauna circundante e imanente, aspectos práticos do que fazer e o que não fazer nas Cataratas, tanto do lado brasileiro quanto do argentino.
Mas “7 Arcos, 3 Degraus” vai além. Na segunda parte, discute física, metafísica e até os chacras da terra. “As Cataratas do Iguaçu além de serem um lugar especial para os guaranis, ser um chacra da Terra, é também sede multidimensional de comunidades que habitam tanto sob a água como o interior da terra em seus arredores”, diz o autor.
Ao todo, são 266 páginas divididos em vinte capítulos. De um a treze, explora as Cataratas físicas: flora, fauna, história geológica, história da fronteira e da ocupação da Área Cataratas em linguagem simples. A segunda parte aborda as diferentes visões de cataratas para diferentes culturas: xamânicas, budista, afro-brasileira e da Nova Era (os povos dos Cristais, por exemplo).
O livro está sendo vendido a R$ 50 e podem ser solicitados pelo WhatsApp (45) 98801-0991 que será entregue no seu endereço.
Cataratas do Iguaçu. Foto: Zig Koch/MTUR