Dante Alighieri completa 700 de sua morte neste 2021. Nascido em Florença, capital da Toscana, na Itália em 1265, Dante faleceu em Ravena em 1321, ambas cidades italianas, aos 56 anos. Para comemorar a data, o Ministério de Relações Exteriores da Itália anunciou que promoverá um calendário com mais de quinhentos anos para reverenciar o autor da “Divina Comédia” e “pai” da língua italiana.

A programação começa no próximo dia 25 de março, data do “Dantedì” (“Dia de Dante”, em tradução livre) na Itália, e vai até a segunda quinzena de outubro, quando acontece a 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo.

A oferta cultural será composta de exposições, concertos, laboratórios de literatura, ciclos de leitura e podcasts. Essas iniciativas serão veiculadas em mais de cem sedes diplomáticas do país europeu no mundo todo e os detalhes da programação devem ser divulgados nos próximos dias.

Em um evento virtual de lançamento do calendário de eventos, o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, disse que a iniciativa representa um “desafio”. “A pandemia de coronavírus mudou a maneira como nos relacionamos e o modo de fazer cultura. E a Farnesina aceitou esse desafio”, declarou.

Segundo o chanceler, figuras como Dante simbolizam o “patrimônio artístico italiano”. “Dante Alighieri é um gênio cujos ensinamentos vão além dos vínculos do tempo e do espaço”, disse.

Já a Sociedade Dante Alighieri, que também participou do evento virtual, lançará uma nova plataforma digital dedicada ao aprendizado da língua italiana, à formação de professores e à divulgação da cultura.

Fonte: Ansa

Foto: Estátua do poeta Dante Alighieri em Florença/Ansa

Comentários

Leave A Comment