Destinos dos mais procurados no Paraná, a Ilha do Mel tem 6 pousadas classificadas com o Selo Verde. Para chegar à Ilha do Mel é preciso pegar um barco em Pontal do Sul, a 120 km de Curitiba, e fazer uma travessia de cerca de 30 minutos. Em Pontal do Sul tem um terminal que vende as passagens para a travessia que também pode ser feita de Paranaguá, mas aí o tempo de viagem de barco é de 1h30. Na Ilha só é permitido circular a pé ou de bicicleta. Nos terminais de embarque existem estacionamentos para veículos. Para informações sobre valores e horários, clique neste link.
A Ilha do Mel tem cerca de 90% do seu território preservado e ali vivem não mais de 2 mil pessoas.
Com ritmo de vida pacata, duas das atrações da Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, na parte Sul, onde o acesso é feito por uma passarela, e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, do século 18, único remanescente militar desta época no Paraná.
DICA: Desça para o Litoral do Paraná de trem cortando a Serra do Mar
Para receber o Selo Verde, renovado a cada ano, a pousada deve cumprir 3 requisitos: possuir lixeira ou espaço para descarte dos resíduos, dentro do terreno, acessível aos coletores e inacessível a animais; separar os resíduos nas categorias corretas e acondicionar nos sacos indicados (preto para rejeito, azul para reciclável, ráfia para grande quantidade de garrafas de vidro, saco preto + ráfia para grandes quantidades de restos de comida); ter recebido a visita do Projeto Compostar para Cultivar, com o objetivo de conhecer e aprender os benefícios da compostagem; e, se viável, começar a praticar a compostagem. A iniciativa do Selo é da Prefeitura de Paranaguá, Portos do Paraná e dos moradores e tem como objetivo proteger o meio ambiente e as belezas naturais da Ilha do Mel.
Foram certificadas a Pousada do Chicão, Ulu Kainoa, Fim da Trilha, Recanto das Cores, Morada das Flores e Bob Pai e Bob Filho.
João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, diz que ”a ideia surgiu por sugestão da própria comunidade. Durante uma das oficinas que fazemos regularmente na Ilha, conversamos sobre desenvolver uma forma de mostrar que aqueles comerciantes e moradores fazem a separação dos resíduos e reciclam tudo o que é possível”.
Outras 10 pousadas já informaram o interesse em participar do projeto e a expectativa é que 70% delas se adaptem para receber o selo. Restaurantes e lanchonetes também podem participar do programa.
Proprietária da Recanto das Cores, Carla Simone Felippe, que mora há 20 anos na Ilha do Mel, foi a primeira a inscrever seu estabelecimento no projeto e a primeira a receber o Selo Verde. Para ela, “esse é só o começo para continuarmos fazendo tudo que fazemos hoje e melhorarmos todo o processo. Cuidar do meio ambiente é uma obrigação de todo mundo”. E o técnico agrícola Francisco Martins de Almeida, da pousada do Chicão e na Ilha do Melhá 22 anos, diz que o Selo é importante porque “nós todos pensamos em um jeito melhor de preservar o meio ambiente e o selo é um estímulo para todas as pousadas”.
Em dezembro, mais 6 estabelecimento foram credenciadas em Nova Brasília: a pousada Canto Verde, o Bistrô do Canto, o bar Canto da Vó, a pousada e restaurante Chalé Lote 22, a pousada Encanto, e o restaurante Saracura Cozinha à Base de Vegetais.
Estão credenciados com o Selo Verde:
1 – Pousada Recanto das Cores
2 – Pousada Morada das Flores
3 – Pousada Ulu Kainoa
4 – Pousada Fim da Trilha
5 – Pousada Bob Pai Bob Filho
6 – Pousada do Chicão
7 – Pousada Estrela do Mar
8 – Pousada Morada da Sereia
9 – A Ilha Verde Hotel Pousada
10 – Pousada e Café das Meninas
11 – Pousada Caraguatá
12 – Pousada Girassol
13 – Villa Verde Pousada
14 – Pousada Sol e Mar
15 – Pousada PLâncton
16 – Pousada do Arthur
17 – Pousada Ilha do Mel Café
18 – Pousada Bee House
19 – Lanchonete da Elza
20 – Canto Verde Chalés e Camping
21 – Pousada In’Canto
22 – Saracura Cozinha à base de Vegetais
23 – Pousada e Restaurante Chalé Lote 22
24 – Camping do Gaúcho
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Atualizada em 08/dezembro/2022