Ilha paradisíaca no Paraná, a Ilha do Mel terá um mês de agosto repleto de música com o Circuito Jazz a Gosto com programação todos os finais de semana, de sexta a domingo.
Além do Circuito Jazz a Gosto, com atrações concentradas na comunidade de Nova Brasília, o evento também é formado pelo Circuito Encantadas Jazz, com apresentações na outra comunidade da Ilha. “Tradicionalmente agosto é marcado como o mês do jazz na Ilha do Mel e já temos um público cativo, que sempre prestigia o nosso evento. Neste ano, mais uma vez, estamos inovando com o Circuito Jazz a Gosto, trazendo muita música de qualidade para quem estiver por aqui neste período”, destaca Suzi Albino, empreendedora na Ilha do Mel e uma das organizadoras do evento. “A cada ano estamos crescendo e envolvendo mais comerciantes na organização, se não fosse a união de todos o circuito certamente não seria possível”, explica Suzi.
Com curadoria do músico e compositor Glauco Solter, o Circuito Jazz a Gosto conta com aproximadamente 50 atrações musicais e uma programação variada, com apresentações tanto em estabelecimentos comerciais quanto em locais de grande circulação de pessoas, como a Praça Felipe Valentim, que fica na trilha principal de Nova Brasília, na conexão entre a Praia Grande, a Praia de Fora e o Terminal de Embarque. No local, por exemplo, os shows ao ar livre serão todos os sábados entre 11h e 18h e aos domingos às 13h30.
HOSPEDAGEM: Pousadas na Ilha do Mel tem Selo Verde
Entre os convidados estão grandes nomes do jazz nacional, como o pianista Ricardo Verocai, que se apresenta dias 4 e 5 de agosto, e Sergio Albach, com apresentações em 18 e 19 de agosto, e muitos artistas locais. Um dos destaques é o músico Nego Blues, da Ilha do Mel, com espetáculo no dia 12 às 14h no Palco da Praça.
Já em relação às atrações internacionais, destaque para a orquestra italiana Il Viaggiatori Armonicci, que se apresenta em 19 de agosto, e para a trompetista argentina Kinki Orlandini, com shows no último sábado do mês, 26. Outro destaque desta edição é a forte presença feminina, com participação de cantoras de projeção nacional como Rogéria Holtz, Katia Drummond, Michele Mabelle, Thaís Calderon e Ana Decker. Confira aqui a programação completa.
Como chegar e o que fazer?
O acesso à Ilha do Mel, no Litoral Norte do Paraná, é feito apenas por barcos, que saem de Pontal do Sul (em Pontal do Paraná) ou de Paranaguá, com destino às comunidades Nova Brasília e de Encantadas. Em ambos os povoados o deslocamento é feito apenas por trilhas e o visitante encontra uma ótima infraestrutura de turismo, com pousadas, campings, bares e restaurantes dos mais variados estilos.
Além das belíssimas praias, em Nova Brasília o visitante pode conhecer o Farol das Conchas, que fica no Morro das Conchas, cujo acesso se dá por uma escadaria com 150 degraus e que proporciona uma vista panorâmica da Ilha.
Outra atração é a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1770, no pé do Morro da Baleia, de onde é possível ter uma ótima vista da região. Já em Encantadas, um dos lugares mais especiais é a Gruta de Encantadas, localizada no lado Sul da Ilha à beira-mar.
Por ser uma área de preservação ambiental, há limite diário de pessoas para entrar na Ilha do Mel e, por isso, é importante fazer a reserva nas pousadas com antecedência. Entre as opções de hospedagem em Nova Brasília estão a Pousada e Café das Meninas, Ilha do Mel Lodges, Pousada Astral da Ilha, Pousada Treze Luas, Pousada Village Mel, Pousada Bee House, Pousada e Chalé Lote 22 e Ilha do Mel Café, entre outras.
A realização do Circuito Jazz a Gosto é de Fernando Ricardo (Fefeu), Shila Valentim, Luiz Guilherme Tizzot e Suzi Albino. Organizadores: Shila Valentim e Suzi Albino (Produção), Carol Valentim (Produção cultural), Douglas Fernandes (Marketing), Renata Zunino (Produção operacional), Glauco Solter (Curadoria musical). Patrocínio: Corona Brasil, Ambev e Apaixonados pela Ilha.
Com apoio NoAr Assessoria & Comunicação