Cercado de árvores nativas e jardins onde se pode aproveitar momentos de contemplação da natureza e descanso, o Solar da Ponte, no Centro Histórico de Tiradentes, Minas Gerais, fica num imponente casarão colonial que reúne charme, elegância e requinte em todos os ambientes.
A cidade foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. Esta vila foi rebatizada com o nome de Tiradentes para homenagear o símbolo da Inconfidência Mineira e que tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.
Os turistas ainda encontram em Tiradentes construções com arquitetura do século XVIII, uma delas, e atração na cidade, é a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 em estilo barroco e considerada a segunda igreja em ouro do Brasil; a primeira está em Salvador. Na Igreja está um órgão de 1788 considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
No Solar da Ponte – a primeira pousada de Tiradentes – tem apenas 18 apartamentos e as acomodações privilegiam o conforto em todos os detalhes, incluindo a charmosa decoração que remete aos hóspedes a sensação de uma viagem no tempo, experiência que está presente também nas áreas comuns do casarão.
A localização privilegiada do hotel inclui o conveniente estacionamento próprio, já que não é muito fácil estacionar no centro da cidade. Conta com piscina e seus jardins são convite para tomar um chá da tarde com sabores inspirados nas tradicionais receitas mineiras. Além dos passeios a pé e acesso fácil aos charmosos restaurantes que ficam abertos até tarde, o Solar da Ponte também é ponto de partida para quem quiser visitar de carro outras cidades históricas do Circuito do Ouro, entre elas, São João Del Rey, distante apenas 10 km de Tiradentes.
Fontes: Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Tiradentes e Wikipédia