O Palácio de Versalhes é um dos mais famosos palácios do mundo e fica a menos de uma hora do centro de Paris.

Localizado na cidadezinha de Versalhes, o Palácio de Versalhes foi inicialmente um modesto pavilhão de caça de Luís XIII e transformado em uma magnífica residência real por seu filho, Luís XIV, o “Rei Sol”, no século XVII.

Foi projetado para refletir o poder absoluto do monarca e como símbolo da excelência artística da França.

O Palácio de Versalhes é conhecido por sua arquitetura grandiosa e jardins deslumbrantes, com destaque para a Galeria dos Espelhos onde importantes eventos históricos, como a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919, ocorreram.

Os jardins, projetados por André Le Nôtre, são um exemplo de jardim clássico francês, com fontes, esculturas, largas alamedas, e até um lago.

Escultura de Luis XIV, Palácio de Versalhes, Paris, França

Escultura de Luis XIV. Foto: Edis Lima

O que visitar em Versalhes

É possível visitar parte do Palácio de Versalhes e de seus jardins, em meio período, porém, para uma visita completa é preciso reservar um dia inteiro.

O tour o Domínio de Versalhes inclui o Palácio de Versalhes, seus jardins e, também, dois palacetes: o Grand Trianon e o Petit Trianon, e ainda, o Hameau de la Reine, o Vilarejo da Rainha, que é uma fazendinha construída a pedido da rainha Maria-Antonieta.

Galeria dos Espelhos, Palácio de Versalhes, França, Paris

Galeria dos Espelhos. Foto: Edis Lima

TURISMO: Os museus de moda em Paris

Quando visitar

O Palácio de Versalhes por ser próximo de Paris recebe visitantes durante todo o ano, mesmo durante o inverno.

Da primavera ao outono, geralmente entre os meses de abril e outubro, o visitante pode ainda desfrutar do Espetáculo das Águas de Versalhes (ou Les Grandes Eaux), realizado nos jardins do Palácio de Versalhes.

Durante o evento, as fontes do palácio são ligadas, criando uma série de efeitos visuais e sonoros em harmonia com a música clássica. Este evento atrai milhares de visitantes e proporciona uma experiência única, que transporta o público para o período do reinado de Luís XIV, quando o Palácio de Versalhes era o centro do poder e da ostentação na França.

Como planejar sua visita

Alguns monumentos na França fecham por um dia da semana e o Palácio de Versalhes, atualmente, fecha às segundas-feiras.

É recomendável, consultar, com antendência, os sites oficiais dos monumentos para checar a programação de eventos e datas de abertura no período de sua viagem.

Edis Lima, CEO da agência de turismo Bem In Paris é especialista em imersão cultural na França e autora do Guia de Museus de Paris.

Comentários

Leave A Comment