Após três anos, a Michelin apresentou a edição 2024 do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo. A nova edição recomenda 140 restaurantes sendo que 60 entram pela primeira vez no Guia.
Do total, seis restaurantes receberam duas estrelas Michelin – das quais três são recém-atribuídas –, 15 receberam uma estrela Michelin – sete são recém-atribuídas – e 37 são distinguidos com um Bib Gourmand – dos quais 12 são novos. Trinta e oito restaurantes que oferecem cozinha de alta qualidade também foram adicionados à seleção pela primeira vez.
Fazendo sua estreia no Brasil, a Estrela Verde Michelin celebra os excelentes compromissos ecológicos de três estabelecimentos.
Gwendal Poullennec, diretor Internacional do Guia Michelin disse durante a apresentação do Guia que “estamos absolutamente encantados em divulgar a nova seleção de restaurantes do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo. Depois de alguns anos de pausa, o Guia está de volta e nossos inspetores tiveram o imenso prazer de retornar ao Brasil para redescobrir a oferta gastronômica das duas cidades. Desde restaurantes fiéis às raízes brasileiras até aqueles com conceitos mais inovadores ou cozinhas internacionais, as seleções foram conquistadas pelas inúmeras novidades que agregaram. Destacamos também o progresso notável alcançado pelos restaurantes de primeira linha, como evidenciado pela atribuição de duas estrelas Michelin a nada menos que três novos estabelecimentos, bem como o compromisso crescente com a gastronomia sustentável, com três restaurantes modelo recebendo uma Estrela Verde Michelin. É a primeira vez que esta distinção é concedida no Brasil”.
Os restaurantes duas estrelas
Com três restaurantes duas estrelas Michelin, o Guia 2024 duplica o número de restaurantes desta categoria, totalizando seis.
Evvai, São Paulo
Evvai reflete a paixão do chef Luiz Filipe Souza pela comida, pela vida, pela arte e pela natureza. Aos comensais é oferecido um menu degustação único que inclui pratos muito coloridos e saborosos, impregnados de influências brasileiras e italianas, criando uma fusão das duas culturas, para deleite dos hóspedes mais exigentes.
Lasai, Rio de Janeiro
Ir ao Lasai, que tem apenas dez mesas, é como ir a um teatro onde a cozinha é a protagonista. O chef Rafa Costa e Silva interage constantemente com os clientes através de um moderno menu surpresa. Começa com uma variedade de petiscos e inclui excelentes pratos vegetarianos preparados com perfeição e baseados em ingredientes orgânicos sazonais de suas hortas orgânicas no Itanhangá e Vale das Videiras.
Tuju, São Paulo
No novo Tuju, instalado num edifício de três andares, tudo foi pensado pela e para a gastronomia, sendo cada piso do edifício dedicado a uma parte do jantar. Na cozinha, o chef Ivan Ralston combina produtos e sabores sazonais brasileiros (especialmente paulistas) com as técnicas europeias mais contemporâneas. O menu de degustação reflete o foco do chef na criatividade e na pesquisa, e cada composição é determinada pelas condições climáticas de cada estação.
Além destas três novidades que enriquecem a seleção duas estrelas, os Inspetores Michelin ficaram impressionados com a consistência contínua do D.O.M. (São Paulo), Oro (Rio de Janeiro) e Oteque (Rio de Janeiro) na entrega de experiências excepcionais. Todos mantiveram as suas duas estrelas.
7 novos uma estrela
O Guia Michelin 2024 apresenta sete restaurantes recém-premiados com uma estrela, sendo seis em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Isto eleva para 15 o número total de restaurantes distinguidos com uma estrela Michelin.
Fama Osteria, São Paulo
O Fama Osteria é um restaurante modesto e de localização discreta, dirigido pelo chef Marco Renzetti, tem uma história fascinante, pois começou como um bar ilegal antes de rapidamente se tornar um local de peregrinação para os amantes da comida. O menu degustação é baseado na culinária italiana clássica, com excelentes massas caseiras e risotos memoráveis. Uma particularidade adicional é a utilização do grelhador, que desempenha um papel decisivo em muitos pratos.
Kazuo, São Paulo
O chef Kazuo Harada embarca os clientes numa viagem culinária que os leva ao Japão, à China, à Malásia, à Tailândia, à Coreia e até a Índia. Uma das características que o diferencia particularmente de outros restaurantes asiáticos da cidade é a capacidade do chef de criar um fio condutor em pratos que visam apresentar aos gourmets os atributos únicos da cozinha panasiática. O menu à la carte, com uma vasta oferta de sushi, sashimi, niguiris, makis ou temakis, é complementado por um menu Omakase, que só é servido no bar gastronômico.
Kuro, São Paulo
No Kuro, o chef Henry Miyamo oferece um menu Omakase exclusivo servido no balcão. Aqui, o famoso grelhador Binchō-tan, que confere um sabor muito especial aos pratos, desempenha um papel fundamental, refletido no sushi grelhado perfeitamente elaborado.
Murakami, São Paulo
O extrovertido chef Tsuyoshi Murakami, que dirige o seu restaurante homônimo, leva os seus convidados numa viagem gastronômica através de dois menus: o “Experiência Sushi”, que cria pessoalmente; e o “Experiência Murakami”, com um delicioso mix de petiscos, sushi, sashimi, tempura e prato principal Wagyu. Para a sobremesa, delicados Motchis feitos pelo filho do chef do Motchimu encerram perfeitamente a refeição.
Oizumi Sushi, São Paulo
Ao batizar seu restaurante de Oizumi Sushi, o chef Danilo Maciel quis homenagear a cidade japonesa com maior concentração de imigrantes brasileiros. Aqui, a única opção é um menu único Omakase de 16 pratos, meticulosamente preparado com o peixe fresco do dia, além de uma seleção de outras iguarias que o chef amadurece em um armário especial do restaurante para garantir o máximo sabor.
Sala San Omakase, Rio de Janeiro
No intimista Sala San Omakase, localizado no exclusivo bairro do Leblon, o chef André Nobuyuki Kawai busca mostrar o que há de melhor na hospitalidade japonesa. Assim, para além dos conceitos gastronômicos associados a um menu Omakase, os hóspedes podem desfrutar da extraordinária singularidade da cultura japonesa num serviço muito profissional.
Tangará Jean-Georges, São Paulo
Localizado no luxuoso hotel Palácio Tangará, o Tangará Jean-Georges é comandado pelo prestigiado chef francês Jean-Georges Vongerichten e administrado pelos chefs residentes Filipe Rizzato e Nevsilene Machado. Eles oferecem cozinha internacional séria com pratos contemporâneos que focam principalmente na delicadeza e nos sabores puros. O menu à la carte, com seções específicas dedicadas ao caviar, aos pratos crus e às opções vegetarianas e veganas, é complementado por dois menus de degustação (um dos quais vegetariano).
TURISMO: 4 restaurantes em hotéis de luxo
Estrela Verde
Tal como as famosas Estrelas da seleção de restaurantes do Guia Michelin que indicam estabelecimentos que oferecem excelentes experiências culinárias, a Estrela Verde, lançada mundialmente em 2020, pretende homenagear restaurantes pioneiros e apostados numa gastronomia mais sustentável.
Estes restaurantes oferecem experiências gastronômicas que combinam excelência culinária com compromissos ecológicos excepcionais – e são uma fonte de inspiração tanto para os apreciadores de gastronomia como para a indústria hoteleira como um todo.
Três restaurantes, todos localizados em São Paulo, recebem pela primeira vez a Estrela Verde Michelin no Brasil.
A Casa do Porco controla toda a cadeia alimentar, do campo à mesa, com rebanhos próprios caipiras de raças suínas brasileiras (Sorocaba, Plau, Canastra, Caruncho e Pereira), todos criados com técnicas sustentáveis.
A Corrutela trabalha com produtos orgânicos de agricultores locais, bem como peixe e carne de origem sustentável, e produz a sua farinha no seu próprio moinho.
Além da reciclagem, do reaproveitamento de águas pluviais e da compostagem, Tuju utiliza produtos sazonais de pequenos produtores locais, principalmente do Estado de São Paulo, e possui um centro de pesquisa que visa dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável.
Bib Gourmand
Dentro da seleção do Guia Michelin, o Bib Gourmand destaca restaurantes que se destacam pela excelente relação qualidade/preço. Muitas vezes considerados as melhores dicas dos inspetores do Guia, os restaurantes Bib Gourmand são particularmente apreciados pelos gourmets que procuram refeições acessíveis, sem comprometer a qualidade dos produtos e da cozinha.
Com 12 novidades na seleção, o total de restaurantes premiados com Bib Gourmand chega a 37 estabelecimentos.
Entre os novos restaurantes consagrados, dois estão no Rio de Janeiro – Brota e Sult – enquanto todos os demais estão sediados em São Paulo: A Baianeira – MASP, Capim Santo, Cora, Cuia, Feriae, Kotori, Mocotó Vila Leopoldina, Nomo, Più Higienópolis e Shihoma Pasta Fresca.
Trinta e oito restaurantes são elogiados pelos Inspetores do Guia por sua cozinha de alta qualidade
Além dos estabelecimentos premiados com as famosas Estrelas ou Bib Gourmand, o Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024 também recomenda inúmeros restaurantes cuja culinária de qualidade convenceu os Inspetores.
Trinta e oito restaurantes foram adicionados à seleção e juntam-se aos 44 estabelecimentos que os Inspetores Michelin continuam a recomendar. Especificamente, dessas 38 novidades, 15 estão localizadas no Rio de Janeiro e 23 em São Paulo.
Entre eles, há restaurantes que exaltam a gastronomia tradicional brasileira (como Notiê ou Rudä), mas acima de tudo há uma grande variedade de propostas culinárias, com inúmeras opções da culinária japonesa (Haru Sushi, Kanoe, Kubo Zushi e outros), italiano (Paparoto Cucina, Simone Ristorante ou Borgo Mooca), português (Henriqueta), espanhol (Izär), francês (Les Presidents), peruano (Ama.zo – Pátio Higienópolis) ou coreano (Bicol Korean Cuisine).
Dois prêmios especiais
Além de recomendar restaurantes de qualidade, o Guia homenageia profissionais talentosos e equipas notáveis que impressionaram particularmente os Inspetores Michelin. Dois Prêmios Especiais foram entregues na Cerimônia de 2024.
Prêmio Michelin Sommelier: Maíra Freire (duas estrelas restaurante Lasai, Rio de Janeiro). No restaurante Lasai, Maíra Freire é responsável pela adega. Recebeu o Prêmio Michelin Sommelier em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação, sempre interagindo com os comensais para explicar de forma interessante e didática as características dos vinhos, muitos naturais e biodinâmicos, bem como todos os detalhes que leva em consideração na hora de selecioná-los.
Prêmio Michelin Abertura do Ano: Restaurante duas estrelas Tuju, São Paulo. Instalado em novo local e iniciado apenas em setembro do ano passado, Tuju impressionou os Inspetores Michelin com uma reabertura de muito sucesso. Nessas novas instalações, que acrescentam outra camada de conforto e luxo, o chef Ivan Ralston encontrou o cenário perfeito para continuar a desenvolver a sua abordagem culinária única e a oferecer experiências excepcionais aos hóspedes.
Todas as recomendações do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo estão disponíveis gratuitamente no site e aplicativo do Guia Michelin.
Os restaurantes são acompanhados pela seleção de hotéis do Guia Michelin que apresenta os lugares mais interessantes e imperdíveis para se hospedar no Brasil e no mundo.
Cada hotel do Guia Michelin é escolhido pelo seu estilo, serviço e personalidade (com opções para todos os orçamentos) e cada um pode ser reservado diretamente através do site e aplicativo do Guia.
O Guia Michelin 2024 Rio de Janeiro & São Paulo em resumo:
140 restaurantes recomendados, dos quais:
- 6 dois restaurantes com estrelas Michelin (3 recém-premiados)
- 15 restaurantes com uma estrela Michelin (7 recém-premiados)
- 37 restaurantes Bib Gourmand (12 recém-premiados)
- 3 restaurantes Michelin Estrela Verde (premiados pela primeira vez)
- 82 restaurantes selecionados (38 adicionados recentemente)
Com apoio Textual Comunicação