O Grande Museu Egípcio (GEM), o maior dedicado a esta antiga civilização, será inaugurado no próximo dia 3 de julho no Cairo.

Em um espaço de 500 mil m², a instituição contará com 100 mil artefatos, ainda que não traga qualquer tesouro do túmulo de Tutancâmon, ao qual será dedicado um pavilhão à parte.

De acordo com Tarek El Awadi, ex-diretor do Museu Egípcio do Cairo, a máscara de Tutancâmon até poderia permanecer na antiga sede, mas “no novo museu, ela estará em um espaço enorme, dentro de um pavilhão exclusivo, digna da sua beleza e do seu valor”.

Mas o GEM receberá o público com a gigantesca estátua de Ramsés II, o faraó com o reinado mais longo da história do Egito Antigo, com 75 anos de reinado. Com 12 metros de altura e 83 toneladas de granito, a peça foi descoberta em 1820 pelo explorador e egiptólogo italiano Giovanni Battista Caviglia no Grande Templo de Ptah, perto de Mênfis, a capital do Egito durante o Império Antigo.

Grande Museu Egípcio

O Grande Museu Egípcio está localizado perto do Complexo das Pirâmides e da Grande Esfinge de Gizé, que pode ser vislumbrada de dentro do GEM através de uma parede de vidro que conecta virtualmente o museu ao local.

O GEM é duas vezes maior que o Louvre, em Paris, e o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e supera em tamanho o Museu Britânico. A construção passou por diversos atrasos e, atualmente, o orçamento ultrapassa US$ 1 bilhão.

Ao mesmo tempo, uma ponte está em construção para interligar as pirâmides ao GEM, ambos próximos ao aeroporto de Gizé e a um novo complexo hoteleiro que é candidato a se tornar um importante destino turístico, descongestionando o centro da cidade.

Serviço

Horário de funcionamento:

Diariamente, exceto sábados e quartas-feiras

Complexo GEM: das 8h30 às 19h

Galerias: das 9h às 18h

Última compra de ingresso: às 17h

Sábado e quarta-feira

Complexo GEM: das 8h30 às 22h

Galerias: das 9h às 21h

Última compra de ingresso: às 20h

Ansa

Comentários

Leave A Comment