Os oportunistas estão sempre procurando um meio para conseguir dinheiro fácil. E com a internet e a popularização dos meios de pagamentos on-line os riscos de ser alcançado por uma fraude eletrônica é uma realidade de praticamente todo o dia. Quem nunca não resolveu um e-mail ou um SMS suspeito ou, ainda, não fez uma compra pelo Instagram e o produto nunca chegou? No setor do turismo os riscos também são grandes. Hackers e golpistas em geral procuram lucrar nesses momentos aplicando um golpe quando ocorre uma busca por viagem. Seja criando portais falsos de reservas de hotéis ou de check in eletrônico, essas ferramentas podem estar carregadas de malware – qualquer tipo de software para gerar danos ao computador – apontar para sites de phishing (tentativas de fraude para obter ilegalmente informações como número da identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras, por meio de e-mail com conteúdo duvidoso), que roubam informações pessoais ou podem simplesmente enganar o consumidor.
TURISMO: Escolha um destino para viajar pelo Brasil
A McAfee Corp., empresa de proteção online para consumidores, manda algumas dicas e recomendações de como evitar cair num golpe ao procurar uma viagem:
1.Faça compras em lojas conhecidas e com boa reputação no comércio eletrônico.
2.Procure o ícone do cadeado em seu navegador ao fazer compras. O cadeado significa que o site é seguro (o “s” ao final do http indica essa segurança).
3.Utilize a autenticação de 2 fatores em suas contas, dessa forma fica mais difícil que seus dados sejam roubados por terceiros.
4.Utilize uma VPN (Virtual Private Network – Rede Virtual Privada) se estiver fazendo compras com wi-fi público.
5.Utilize soluções que protejam sua identidade e evitam a exposição de suas informações pessoais na Dark Web, onde dados pessoais são comprados e vendidos.
E se mesmo assim for vítima de um golpe? O que fazer?
Mesmo que você tome as devidas precauções, o inesperado pode acontecer. Seja um golpe, um crime de identidade ou um roubo, existem atitudes que você pode tomar imediatamente para ajudar a minimizar os danos.
- Notifique as empresas envolvidas.
- Faça um boletim de ocorrência.
- Congele ou bloqueie o cartão de crédito.
- Monitore, sempre, até a situação ser totalmente resolvida.
Com apoio Weber Shandwick