A Gol e a SAA (South African Airways) retomaram parceria por meio de um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) que vai beneficiar clientes Gol nos voos internacionais entre São Paulo/Guarulhos e Cidade do Cabo e Johanesburgo e também nas rotas dentro do país, de Johannesburgo para a Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth. Em contrapartida, clientes da SAA terão à disposição conexão no GRU Airport para destinos em todo o Brasil com a Gol.
O acordo de codeshare permite que ambas as companhias possam comercializar trechos incorporando os destinos do parceiro, aumentar a sua rede e força de vendas numa colaboração que existia até o início de 2020, mas que havia sido suspensa em consequência da pandemia.
Com a retomada dos voos da companhia sul-africana para o Brasil (em dezembro 2023), a parceria foi retomada com a conclusão do processo no início de junho de 2024.
Para os passageiros, essa parceria permite também um conjunto de vantagens, como mais opções de tarifas a sua escolha, aquisição de bilhete único na moeda local (para itinerário em ambas as companhias), garantia de proteção nos voos de ligação, maior facilidade na reserva de voo, check-in e despacho único de bagagem para viagens em conexão, além de usufruir mais destinos dentro das malhas da Gol e da SAA.
Atualmente a South African Airways tem duas frequências semanais ligando Guarulhos a Cidade do Cabo, às terças e sábados, e outras duas entre o aeroporto da capital paulista e Johanesburgo, às segundas e quintas, todos operados em aeronave A330-300 que conta com 249 assentos. No Brasil, clientes provenientes da África do Sul terão acesso à capilaridade de destinos da Gol no país com 64 bases operadas de Norte a Sul.
TURISMO: Cerveja, praia e safári na África do Sul
Gol e South African Airways adicionarão progressivamente mais destinos ao acordo codeshare tanto na América do Sul, com a companhia brasileira, como na África, com a SAA.
Com apoio InPress Porter Novelli