A tradicional ação de lançar moedas na Fontana di Trevi, um dos principais monumentos de Roma, vem sendo repetida por turistas no Fórum Romano.
Diversas pessoas que passam pelo museu da capital italiana criaram o hábito de virar as costas, fechar os olhos e lançar uma pequena moeda para a zona arqueológica na esperança de que o gesto traga sorte.
Os turistas costumam jogar as moedas a partir da esquina entre as vias Monte Tarpeo e Campidoglio, quase no topo da colina que é a sede do governo capitolino.
O Fórum Romano, que é acessível a todos e destino praticamente obrigatório para quem visita a capital italiana, possui uma vista deslumbrante.
Inúmeras moedas das mais variadas nacionalidades vão parar na grama, mas muitas outras criam uma espécie de mosaico em uma estrutura que formava o Portico degli Dei Consenti.
As moedas são seguradas na construção por uma placa de metal, que tem sua borda levemente elevada, instalada para evitar que a água da chuva deslize sobre os mármores. Isso garante que várias delas permaneçam à vista.
Diversas fontes apontam que a tradição de lançar moedas na Fontana di Trevi começou no século 19 e foi iniciada pelo arqueólogo alemão Wolfgang Helbig que, ao sair da cidade, arremessou uma moeda para desejar seu breve regresso.
As moedas lançadas na famosa fonte são recolhidas para a realização de várias atividades assistenciais.
TURISMO: Passeios de bicicleta na Lombardia
Cartão de crédito
Em dezembro de 2023, turistas norte-americanos chamaram a atenção na Fontana di Trevi: ao invés de jogarem uma moeda na fonte eles “passaram” o cartão de crédito na água da fonte.
A brincadeira foi publicada nas redes sociais do grupo e viralizou na web, gerando especulações sobre a possibilidade de os responsáveis pelo monumento habilitarem um “pagamento” via cartão.
Ansa