Poços de Caldas, em Minas Gerais, terá uma festa dedicada à literatura e fotografia. Entre os dias 3 e 5 de maio de 2023, a cidade que fica a 450 km ao Sul de Belo Horizonte e a 260 km de São Paulo, será a sede da 18ª edição do Flipoços – Literatura e Fotografia que terá programação para todos os públicos. Poços de Caldas é uma estância termal com diversos atrativos, como um Cristo Redentor, cachoeiras e suas fontes.
Segundo os organizadores, esta edição enfatiza seu compromisso com a literatura temática trazendo para o universo literário, outras expressões como o teatro, cinema, música e a fotografia buscando o melhor diálogo com as palavras e com escrita visual, além de explorar os gêneros literários os mais variados, enaltecendo os escritores nacionais e internacionais. Outro compromisso da Flipoços é com acessibilidade aos livros, contato com os convidados e autógrafos.
Sair do modo comum sempre foi uma premissa do Flipoços que se diferencia exatamente por trazer para o mundo das letras e da imagem o inusitado, oportunizando experiências que provoquem outros olhares, formas de pensamentos e expansão intelectual.
A ideia do evento é manter “o compromisso com o público consolidando estes eventos como referência nacional e internacional não só na literatura, mas também nos negócios da cadeia produtiva do livro”.
TURISMO: Um roteiro de turismo religioso e espiritual em Minas Gerais
Neste ano de 2023 o grande homenageado será o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, um legítimo herdeiro do Cinema Novo que começou sua carreira ajudando o irmão cineasta Vladimir Carvalho. Walter com sua fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro da segunda metade do século XX, assim como é testemunha das transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o Brasil tem passado nas últimas décadas.
Entre a vasta programação do Festival haverá uma mesa com a participação dos fotojornalistas Juca Martins e Yan Boechat que será mediada pela jornalista Cristina Serra.
A partir desta edição, o Flipoços, passa a ser bienal, intercalado com a Bienal do Livro do Sul de Minas a partir de 2024.