Uma nova modalidade de evento volta ao ecoturismo ganha força e está transformando as relações humanas e socioambientais em torno do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, e no Estadual de Várzeas do Rio Ivinhema, em Mato Grosso do Sul.
Muita emoção e adrenalina para quem faz o percurso elaborado previamente pela equipe da Expedição Pachamama. O passeio de dois dias percorre diferentes locais ao longo do Rio Paraná e seus afluentes.
A organização Pachamama, de Naviraí (MS), começou com eventuais expedições de caiaques pelos Rios Paraná, Ivinhema e Curupaí em 2014, mas somente em 2020 esses passeios ganharam força com a criação da maior trilha aquática do Brasil, que recebeu o nome de Rota dos Pioneiros, a rota dos colonizadores após a descoberta do Brasil.
Com o grande número de interessados, e superando o período pós-pandemia, a empresa Pachamama pretende aumentar a frequência das expedições e a ideia é realizá-las a cada trinta ou quinze dias dependendo do número de interessados. A próxima será no dia 15 de novembro com trajeto de saída de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, e o passeio percorrendo as sete praias no Rio Paraná. Os interessados podem entrar em contato no WhatsApp (67)99263-7070.
E a partir de janeiro a empresa pretende estar com calendário pronto para fazer a Rota dos Pioneiros.
Integração à natureza
Segundo Anderson Pachamama, responsável pelas equipes, “são pequenos passeios ou expedições com planejamento, muito cuidado e atenção quando temos que pensar aonde vamos, o que comer e o que as pessoas devem levar”. Ainda segundo Anderson, “a partir do momento que a pessoa faz a sua inscrição para participar do evento, ela é orientada sobre o que fazer e o que levar na viagem”.
A última expedição ocorreu entre os dias 9 e 10 de outubro, a equipe de oito participantes navegou pelo Rio Curupaí (rio divide os municípios de Naviraí e Ivinhema), seguiram até a sede do Parque Estadual de Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri) onde foram recebidos por Reginaldo Oliveira chefe do Pevri, que fez uma apresentação do Parque. A equipe desceu pelo Rio Ivinhema até o Rio Paraná e pernoitou em Porto Natal, à margem direita do Paranazão.
No dia seguinte navegaram ao Porto Caiuá e seguiram até Porto Camargo, onde almoçaram e encerraram o passeio.
Além do contato direto com a natureza, a contemplação das belezas naturais dos pássaros e animais silvestres, a expedição está motivando os que amam aventura e adrenalina.
Com a iniciava de Anderson Pachamama e uma consultoria global de inovação voltada a projetos corporativos, Kaluanã Vida ao Ar livre, quem faz o passeio, diz Murilo Bellesi, da Kaluanã, “se integra à natureza consciente da sua construção para um mundo melhor”.
Lúcio Freire dos Santos, do www.ecoturismo-rio-parana.com.br
Fotos: Divulgação