Na África Ocidental, a Costa do Marfim (em francês, Côte d’Ivoire) é país com diversidade cultural vibrante, paisagens naturais que impactam e praias tropicais, destino ainda pouco explorado pelos turistas. Mas, no próximo dia 20 de junho, uma sexta-feira, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, será palco do “O Dia Marfim – Brasileiro”. Realizado pela segunda vez, em 2025 o tema será a “Riqueza da Gastronomia Marfinense”, como forma de conexão e união entre os irmãos brasileiros-marfinenses. Das 9h às 18h, o evento terá uma programação focada na história, cultura, costumes e na ancestralidade do país, que por meio de sua culinária, contribui para preservar e perpetuar a importância da trajetória de seu povo por meio da culinária. É oportunidade para conhecer esse país de 32 milhões de habitantes.

Receitas e sabores

Com receitas super elaboradas e combinações que levam inhame, mandioca, banana-da-terra, arroz, peixes e molhos apimentados, os pratos mais populares da Costa do Marfim são o Attiéké, a Garba (foto da capa, prato feito de semolina de mandioca, comumente chamado de attiéké, e servido com atum salgado frito. Geralmente é guarnecido com pimentas frescas, tomates, cebolas, cubos de caldo e maionese), o Aloco e o Fufu, entre outros.

Essa gama de ingredientes naturais, usada na maioria das receitas, reflete o potencial gastronômico e a vida coletiva do país, já que as receitas são preparadas e compartilhadas, principalmente, em família. A influência dos povos da África Ocidental, como mandingas e akan, também ajudam na identidade diversa e profundamente enraizada nas tradições locais que a Costa do Marfim possui.

Antigas casas Senoufo, Costa do Marfim

Antigas casas Senoufo.

Evento gratuito

No dia do evento, que será aberto ao público e gratuito (as inscrições podem ser feitas clicando aqui), todos poderão assistir a palestras de especialistas no assunto e compreenderem a forte relação de amor existente entre o Brasil e a Costa do Marfim.

Na abertura haverá a fala do Embaixador da Costa do Marfim, no Brasil, Diamouténé Alassane Zié, que junto da Diretora de Turismo e de Lazer da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Curcio, darão as boas-vindas. Após a recepção, haverá a série de palestras além da degustação de pratos marfinenses, apresentações musicais e exposições de arte.

A iniciativa visa contribuir ainda mais para o intercâmbio entre os dois países que possuem relações diplomáticas, turísticas e de negócios. Jennifer Curcio enfatiza a importância deste encontro afirmando que “sabemos das afinidades entre o Brasil e a Costa do Marfim. A hospitalidade e a alegria do povo marfinense, além das belezas naturais como praias, parques, florestas e sua rica gastronomia têm muito em comum com o Brasil. Queremos receber todos como uma linda festa entre irmãos”.

Com apoio Escritório de Turismo da Costa do Marfim no Brasil

Comentários

Leave A Comment