Estado de muita praia e cachoeira, o Espírito Santo tem muitos espaços dedicados à cultura e, diversos deles, podem ser acessados gratuitamente na temporada de férias escolares e verão.

Conheça, aqui, 6 atividades para fazer de graça:

Na capital, Vitória

Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de governo do país. No Centro Histórico de Vitória, o local é um marco arquitetônico no Espírito Santo, que, além de abrigar o ponto principal do Poder Executivo, também é um importante espaço cultural e tem no acervo objetos, mobiliário, fotos, documentos e obras de arte que contam a história do Estado.

Palácio Anchieta. Foto: Helio Filho/Secom

Serviço:

Visita Guiada ao Palácio Anchieta

Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro

Datas e horário: aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 9h às 16h.

(27)3636-1032 ou (27)3636-1035

Museu Solar Monjardim

O Museu Solar Monjardim está instalado em um casarão colonial que teve construção iniciada na década de 1780. Antiga sede da Fazenda, em Jucutuquara, Vitória, o local abrigou ao longo de quase dois séculos importantes personagens da história regional e nacional.

Quem visita tem acesso a um acervo histórico bastante eclético, que revela aspectos da vida cotidiana no século 19 por meio dos objetos, práticas sociais e manifestações artísticas da época.

Serviço:

Rua Professor Carlos Mattos, 33, Santa Cecília

Datas e horários: aberto de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, domingo e feriados, 13h às 17h.

(27)3322-4807 (geral) – (27)3223-6609 (agendamentos) ou neste e-mail

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo

O Museu de Arte do Espírito Santo é Patrimônio Cultural do Espírito Santo. Instalado em um prédio com mais de 80 anos, construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925, hoje é cenário para exposições.

Serviço:

Av. Jerônimo Monteiro, 577, Centro

Visitas: aberto terça a sexta, das 10h às 18h, sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h

(27)3132-8390

Santa Leopoldina

Museu do Colono

O Museu do Colono funciona em um casarão construído e mobiliado no fim do século 19. O espaço conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram a família Holzmeister, e outras que foram doadas pela comunidade, entre elas cristais, porcelanas e opalinas.

No imóvel funcionou um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima. O assoalho, os afrescos e a estrutura do prédio permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados.

Na casa, residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o Estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público.

Serviço:

Av. Presidente Vargas, número 1.501, Santa Leopoldina.

Visitas: aberto de terça a domingo, das 9h às 17h

(27)3266-1250 e (27)999021626

TURISMO: Conheça a capixaba Domingos Martins

Vila Velha

Museu Homero Massena

Localizado no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha, o espaço foi a casa de Homero Massena, artista plástico e escritor mineiro que escolheu esta região do Espírito Santo para viver com a esposa dona Edy Massena. O casal viveu ali até o ano de 1974, ocasião da morte do pintor.

Serviço:

Av. Antônio Ferreira de Queirós, 281, Prainha, Vila Velha

Visitas: de segunda a sexta, das 9h às 18h

(27)3149-7320 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)

Santa Teresa

Museu Mello Leitão 

O Museu Mello Leitão é uma das principais instituições ligadas ao patrimônio natural do país. Localizado em uma área preservada onde as pesquisas e descobertas do capixaba Augusto Ruschi podem ser conhecidas, conta com infraestrutura para receber os visitantes com destaques para a observação de beija-flores.

Museu Mello Leitão. Divulgação

Serviço:

Av. José Ruschi, 4, Centro

Visitas: aberto de terça a domingo, das 8h às 17h

Agendamento de grupos: (27)3259-1182 ou neste e-mail.

Neste site, estão disponíveis informações sobre os atrativos dos 78 municípios capixabas.

Com apoio da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo do Espírito Santo

Comentários

Leave A Comment