Paraty é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Fundada em 1667, essa cidade no Litoral Sul do Rio de Janeiro (260 km da capital) atrai seus visitantes por sua história, arquitetura e patrimônio bem conservados. Os hóspedes da Pousada Literária têm um atrativo a mais: o passeio na escuna Maria Panela que une as paisagens da baía de Paraty com alta gastronomia.

Com 6 horas de duração, a experiência começa no trajeto de lancha da marina até o Saco do Mamanguá, um dos lugares mais belos da baía, onde a embarcação fica ancorada. Ali, todos recebem as boas-vindas da equipe com um drink refrescante e petiscos deliciosos.

O Saco do Mamanguá, conhecido como “fiorde tropical”, é um dos últimos refúgios de Mata Atlântica preservados na região. Com suas montanhas imponentes que abraçam o mar, o lugar descortina um espetáculo natural que encanta e convida à contemplação.

No passeio, é possível fazer atividades como stand-up paddle, mergulho, caiaque e snorkeling, aproveitando as águas cor de esmeralda características deste trecho da baía.

O cardápio

A escuna Maria Panela acomoda até 20 pessoas e o ponto alto da experiência é um almoço exclusivo preparado com ingredientes nativos e da culinária caiçara, destacando a riqueza de sabores de Paraty. O menu traz uma mistura que remete ao mar e a mata em cada prato: patê de jabuticaba ou mel de alecrim na entrada, frutas e verduras orgânicas nas saladas, robalo assado, camarão ou filé mignon acompanhados de ingredientes tipicamente caiçaras, como a farinha da região de Graúna, como pratos principais.

Escuna Maria Panela, gastronomia, Paraty

Escuna Maria Panela, gastronomia.

A Pousada Literária, com 28 suítes e villas, é conhecida por seu compromisso com o turismo regenerativo, oferecendo conforto e experiências imersivas que conectam seus hóspedes ao bioma local. A Maria Panela é uma das principais experiências proporcionadas pela pousada, combinando o melhor da paisagem natural de Paraty em uma vivência única.

Com apoio Visar Planejamento 

Comentários

Leave A Comment