A partir de hoje (30), somente poderão entrar no Brasil por via aérea, seja brasileiro ou estrangeiro, aquele que apresentar teste RT-PCR negativo para a Covid-19 realizado 72 horas antes do embarque. Esta decisão foi tomada em Portaria divulgada no dia 23 de dezembro. O teste é exigido para qualquer pessoa acima de 12 anos. Para as crianças entre 2 e 12 anos que viagem desacompanhadas também é exibido o teste negativo. O resultado do teste deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque. Além disso, deve apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) que expressa concordância com as medidas de prevenção da Covid-19 que o passageiro deverá seguir enquanto estiver no país. A DSV poderá ser apresentada online ou impressa. Este é o link para a Declaração que está em português, inglês e espanhol. http://formulario.anvisa.gov.br/

A declaração

O viajante deve realizar um pré-cadastro com nome, sobrenome e e-mail no link do idioma de preferência. Em seguida, o sistema encaminhará de forma automática um e-mail com novo link que dará acesso ao formulário.

Antes de iniciar o preenchimento do formulário é preciso aceitar e concordar com as condições sanitárias que são apresentadas. Após o preenchimento do formulário o viajante deve clicar em enviar. Caso desejado, as respostas do viajante poderão ser impressas. Ao final, o viajante receberá um novo e-mail comprovando o preenchimento da DSV.

O preenchimento do formulário deve ser concluído dentro das últimas 72 horas que antecedem o embarque para o Brasil.

Todos os viajantes (passageiros ou tripulantes), independentemente da idade e da nacionalidade, devem ter o formulário preenchido.

Para menores de 18 anos, seu responsável é quem deve preencher e enviar o formulário.

Quando do check-in, o viajante deverá apresentar à companhia aérea o documento de comprovação de preenchimento da DSV, de forma impressa ou digital, recebida no e-mail cadastrado.

Restrição de voos

Desde 25 de dezembro, os voos vindos do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) estão com restrição temporária vindos para o Brasil.

Não é só no Brasil

Outros países também estão adotando medidas mais restritivas à entrada de estrangeiros depois que uma nova cepa da Covid-19 foi identificada no Reino Unido. Segundo a agência Ansa, até 31 de janeiro o Japão proibiu a entrada de estrangeiros no país como forma de evitar a propagação de uma nova variante do coronavírus Sars-CoV-2.

Somente moradores e estrangeiros residentes poderão voltar ao território desde que apresentem teste negativo para a Covid-19 e fiquem de quarentena obrigatória por 14 dias.

Ainda segundo a agência, até o momento não se sabe se essa nova variante é mais letal do que as anteriores, mas as indicações de que ela se dissemina mais rapidamente fez com que mais de cinquenta países bloqueassem voos do Reino Unido.

Argentina fechada

Até o próximo dia 9 de janeiro as fronteiras da Argentina estarão fechadas. Este anúncio veio logo após o país vizinho permitir a entrada de estrangeiros somente na região metropolitana de Buenos Aires. Diz o comunicado que esta “medida suspende a entrada de turistas de países limítrofes e os voos com saída do Reino Unido, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, da Austrália, da Dinamarca, da Itália e da Holanda, e com destino a esses países” e finalizada dizendo: “É só por uns dias. Tanto vocês quanto nós desejamos voltar a nos encontrar em breve para que possam desfrutar do nosso país”.

Foto: Markus Spiske/Unsplash

Comentários

Leave A Comment