As Bahamas, apenas a 80 km da costa da Flórida, nos Estados Unidos, têm 700 ilhas e ilhotas e 16 ilhas-destinos únicos. E Eleuthera & Harbour Island, onde teve início a história das Bahamas, é sinônimo de sofisticação, com uma arquitetura semelhante à da Nova Inglaterra, recifes de coral intactos, penhascos rochosos e vegetação exuberante.

A cerca de 96,5 km da capital Nassau, Eleuthera é conhecida por suas grandes extensões de terra onde se cultivam alguns dos abacaxis mais doces do mundo. E na extremidade Nordeste fica Harbour Island, amada pelas celebridades e pelos viajantes mais exigentes por suas famosas praias de areia rosa, empreendimentos exclusivos, edifícios em tons pastel e lojas boutiques.

Grande parte da arquitetura e do estilo de vida em Eleuthera & Harbour Island foi influenciada pelos britânicos que se estabeleceram lá no século XVIII. Esse estilo já foi adotado por outras ilhas das Bahamas, tornando Eleuthera & Harbour Island o berço de todo o país. Os primeiros colonos eram pescadores e agricultores, aproveitando a ampla costa e grandes hectares de plantações de abacaxi. No final do século XIX, Dunmore Town se tornou o primeiro assentamento importante de Harbour Island e a capital original das Ilhas das Bahamas. No início, Dunmore Town era um estaleiro e um centro de refino de açúcar, que deu origem a outra indústria lucrativa: o rum.

eleuthera bahamas

Eleuthera.

O que fazer em Eleuthera

Os visitantes vão a Eleuthera & Harbour Island para desfrutar das praias de areia branca e rosa e da calorosa hospitalidade de seus habitantes, os Brilanders.

As atividades nas ilhas incluem passear por ruas estreitas e arborizadas, pescar e descansar ao longo da praia.

As compras variam desde pequenas vendas ambulantes até boutiques.

Os entusiastas da navegação podem desfrutar de belos cenários em meio à água azul-turquesa, enquanto os mergulhadores exploram os recifes no alto mar.

Eleuthera é um paraíso para os amantes da natureza. Oferece uma variedade de locais ecológicos fascinantes para explorar como a famosa Glass Window Bridge; o Ocean Hole de fama mundial; o Boiling Hole, as piscinas naturais no The Queen’s Bath e cavernas como a de Hatchet Bay e a Preacher’s Cave.

Ao longo das ilhas, encontram-se grande variedade de aves nativas e migratórias, como o Mockingbird de Bahama, a Bahama Woodstar, o Black-faced Grassquit e o Great Lizard-Cuckoo, entre outros.

A reserva Leon Levy Native Plant Preserve, de 12 hectares e única no seu tipo, foi projetada como um centro de pesquisa para a medicina tradicional, uma instalação de plantas e árvores indígenas e um centro educativo, abrigando uma grande variedade de flora e fauna nativa.

As agências de turismo, historiadores locais e taxistas oferecem visitas guiadas com reserva prévia para conhecer as principais atrações das ilhas.

Pontos de interesse em Eleuthera

Glass Window Bridge – Na parte mais estreita de Eleuthera encontra-se uma impressionante formação rochosa conhecida, na tradução livre, como a Ponte da Janela de Vidro. A terra aqui cai abruptamente até quase o nível do mar, quase dividindo a ilha em duas. No lado Oeste, há vistas impressionantes das águas azul-turquesa do Caribe, e ao leste, o azul profundo do Atlântico.

Preacher’s Cave – Esta grande caverna de sombra azul fica a cerca de 16 km do assentamento conhecido como “Bluff”. Cheia de história, foi uma vez o refúgio do Capitão William Sayle após ter naufragado no Devil’s Backbone em 1647. Hoje em dia, a praia próxima ao local é popular entre visitantes e moradores para piqueniques e reuniões.

The Cow & The Bull – Localizada não muito distante ao Sul da Glass Window Bridge, é uma interessante formação de terra, que compreende várias rochas muito grandes. Por um lado, as rochas parecem um touro com duas vacas e, por outro, um touro com uma vaca, por isso de seu nome. Este conjunto de rochas tem vista para o mar de ambos os lados, e quando o clima é inclemente e o vento passa através delas, o resultado é um som semelhante ao que faz um touro.

Sapphire Blue Hole – Este buraco azul fica a poucos minutos da Preacher’s Cave, na parte Norte de Eleuthera.

Twin Cove Beach – Esta praia é ideal para tirar fotos e fazer snorkel. As impressionantes enseadas gêmeas são cercadas por grandes palmeiras e o mar é azul-claro. É um lugar agradável para nadar, mergulhar e relaxar.

Hayne’s Library – Este monumento histórico, construído pelo governador William Frederick Haynes Smith em 1897, é o edifício governamental mais antigo da ilha. O prédio foi renovado e é uma biblioteca pública que abriga eventos sociais semanais e um café com internet.

TURISMO: Luxo e praias em Exumas, nas Bahamas

Harbour Island

Harbour Island. Facebook

Pontos de interesse em Harbour Island

Sip Sip – Este restaurante de estilo tradicional serve deliciosa culinária das Bahamas, como curry de caracol, bolos de coco e camarões grelhados, além de uma mistura eclética de culinária mundial. É conhecido por ser frequentado por celebridades.

Dunmore Town – Nomeada em homenagem ao governador real das Bahamas do século XVIII que ajudou a desenvolver a cidade, esta pitoresca cidade à beira-mar se mostra um encantador refúgio. É ideal para passear por caminhos estreitos e sinuosos sem encontrar um veículo motorizado, enquanto contempla casas pintadas de cores vibrantes, com jardins cobertos de flores e árvores tropicais.

Current Cut Dive – É um dos dez melhores locais de mergulho do mundo. Esta área das Bahamas está entre as mais diversificadas da região em termos de vida aquática, com raias, tubarões Mako e peixes de recife.

Dilly Dally – A fotógrafa local, Val Albury, dirige essa vibrante boutique de listras verdes e amarelas no centro da cidade. Oferece diversas imagens de Harbour Island, além de uma ampla seleção de música das Bahamas.

Como chegar

Há opções tanto por via aérea ou marítima.

Três aeroportos servem Eleuthera: Aeroporto Internacional de North Eleuthera, Aeroporto Internacional de Governor’s Harbour e Aeroporto Internacional de Rock Sound. O acesso a Harbour Island e Spanish Wells é feito através de North Eleuthera.

Das principais cidades da América Latina, é possível chegar a Nassau via Panamá com os voos da Copa Airlines e depois se conectar a Eleuthera & Harbour Island por via aérea ou marítima. Há também voos diretos de Ft. Lauderdale para North Eleuthera e conexões a partir de Miami, assim como dos principais aeroportos dos Estados Unidos via Nassau.

Por mar, a Bahamas Ferry Services fornece serviço diário de ferry de alta velocidade de Nassau para Harbour Island e Spanish Wells e serviço semanal para os assentamentos de Current, Hatchet Bay e Governor’s Harbour, Eleuthera.

Conheça mais sobre as Bahamas clicando nesse link.

Com apoio TM Americas

Comentários

Leave A Comment