Com clima agradável, exuberantes paisagens, comidas típicas e povo acolhedor, Domingos Martins, a 42 km de Vitória, no Espírito Santo, é um lugar de bem estar para todos que a visitam. O município atrai turista pelas belezas naturais e clima agradável, considerado um dos melhores do mundo.
Colonizado por alemães e italianos, Domingos Martins ainda mantém fortes os traços de seus antepassados que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura. Logo na entrada da cidade pode-se observar a influência de imigrantes germânicos que chegaram à região entre 1847 e 1873 a fim de colonizá-la. Um pórtico em estilo germânico recepciona as pessoas que chegam à cidade.
A cidade, que faz parte da Rota do Mar e da Montanha, destaca-se pela realização de grandes eventos como a Sommerfest (Festival da Imigração Alemã), Carnaval de Rua, Festa de Corpus Christi, Festival Internacional de Inverno, Festa do Morango, Blumenfest (Festa das Flores) e Brilho de Natal. Para quem deseja um pouco mais de contato com a vida no campo, a novidade é a criação de três novos circuitos turísticos: do Galo, Vale da Estação e do Chapéu.
Nessas rotas as porteiras estão abertas para os visitam que querem acompanhar de perto o cotidiano da vida na roça. Para os que curtem emoção e adrenalina, opções de esportes radicais e ecoturismo não faltam em Domingos Martins. A natureza privilegiada do município proporciona ao visitante a prática de diferentes tipos de esporte. Os que tiverem disposição podem praticar rapel em belíssimas cachoeiras, enveredar por trilhas que desvendam a beleza e exuberância da Mata Atlântica, passear a cavalo por lindas paisagens e se aventurar num emocionante rafting pelas corredeiras do Rio Jucu.
O município conta com hotéis de categoria internacional e também aconchegantes pousadas rodeadas pela Mata Atlântica. Em Domingos Martins existem mais de trinta opções de hospedagem, que juntos dispõem de aproximadamente 2.700 leitos.
Publicado no Aeroporto Jornal – outubro/2010