País tropical onde notícia de frio e neve no Brasil é destaque, não é de estranhar que muitos brasileiros programem em suas viagens destinos de frio intenso, propícios para neve e práticas de esportes. Porém, para colocar um par de esqui nos pés, principalmente para quem é iniciante, é necessário muito cuidado. Renata Porto que compartilha experiências de viagens, dá alguns conselhos para quem vai enfrentar neve e temperaturas baixas.
Providencie um equipamento adequado
“Não subestime a importância de ter o equipamento certo. Você pode alugar os esquis e botas diretamente na estação, o que é super conveniente. Não se esqueça de um bom capacete, luvas quentes, óculos de proteção e roupas térmicas. O conforto e a segurança andam de mãos dadas nas pistas”.
Pratique nas aulas de esqui
“Mesmo que você tenha alguma experiência, vale a pena fazer umas aulinhas com um instrutor local. Os instrutores no Chile são super profissionais e acolhedores”.
Faça aquecimento e alongamento
“Parece besteira, mas faz toda a diferença. Antes de encarar as pistas, alguns minutos de aquecimento fazem toda a diferença e ajudam a prevenir lesões”.
Conheça as regras das pistas
Para quem escolher as estações de Valle Nevado e Portillo, no Chile, vai ver que elas são bem-sinalizadas. “Mas é essencial saber o que cada cor de pista significa. As verdes são perfeitas para iniciantes, azuis para intermediários, vermelhas para avançados e pretas para os experts. Respeitar seu nível é fundamental para uma experiência segura”.
Fique de olho nas condições climáticas
“O clima nas montanhas pode mudar de repente. Verifique sempre a previsão do tempo antes de sair e leve uma jaqueta impermeável”.
Se hidrate e se alimente
“Leve todos os dias uma garrafinha de água e alguns snacks na mochila. Atividades na neve queimam muitas calorias, então, manter-se hidratado e alimentado é essencial. E, nada como um bom chocolate quente no fim do dia para recuperar as energias”.
Segurança e primeiros socorros
Prefira sempre estar com amigos e estar com seu telefone celular carregado. É essencial saber onde ficam os postos de primeiros socorros e ter um pequeno kit de emergência na mochila também ajuda.
Faça um seguro de viagem
É muito importante fazer um seguro-viagem e, mais ainda, assegurar que o seguro cubra despesas com incidentes em atividades esportivas. O seguro é para prevenção.
Fique atento ao transporte nas montanhas
“Muitas estações de esqui oferecem serviços de transporte, como ônibus e teleféricos. Utilizar esses serviços facilita o acesso às pistas e evita o estresse de dirigir na neve”.
TURISMO: Na Turquia, neve com passeio de balão
Leve protetor solar
“Mesmo em ambientes frios, os raios UV podem ser intensos por conta da altitude e ao reflexo da neve. Aplicar protetor solar no rosto e nos lábios é essencial para evitar queimaduras solares”.
Fique de olho em aplicativos úteis
“Existem vários aplicativos que podem ajudar na sua experiência com informações sobre condições das pistas, previsão do tempo e até mesmo sua localização nas montanhas”. Renata Porto diz que já usou os aplicativos Ski Tracks e OpenSnow.
Com apoio Viral Nation