No Centro-Oeste da Argentina, está Cuyo, região que reúne províncias de Mendoza, San Juan e San Luis, onde predomina um relevo montanhoso de vegetação escassa e com características climáticas desértica. Mas ali o turista encontra, também, vinho, esportes e cultura.
Conhecida internacionalmente por sua atividade vitivinícola, a região de Cuyo não oferece apenas vinhos que estão entre os mais cobiçados do mundo, mas é escolhida também por sua oferta de esportes como rafting, montanhismo e caminhadas, além de ser escolhida por sua peculiaridade única, marcada pelo contato com os povos originários da região.
Mendoza
A “Rota do Vinho” é uma das principais atividades desta área, tanto que a Província de Mendoza é uma das grandes capitais do mundo do vinho.
Visitar as adegas, percorrer os vinhedos, conhecer os processos de produção e armazenamento e saborear esta bebida milenar são, sem dúvida, motivos para percorrer o caminho do vinho em Cuyo.
Os melhores exemplares das vinhas são colhidos nas três províncias que compõem a região: Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah, Tannat, Tempranillo, Malbec, Canarí e Pinot Noir para os tintos; Torrontés, Viognier, Chardonnay, Pinot Grigio para brancos; já em relação aos rosés, quase 100% pertencem à uva Cereza.
No entanto, esta bebida não é a única motivação para visitar a região de Cuyo. Em Mendonza também está o Aconcágua, a montanha mais alta do mundo fora do Sistema Himalaia. Assim, esta região montanhosa da Argentina oferece atividades imperdíveis relacionadas ao montanhismo, esqui, caminhadas e outros esportes radicais e de aventura. Além disso, por suas cordilheiras geram afluentes com águas correndo em alta velocidade, possui os melhores locais para o rafting.
San Juan
É especialmente aconselhável visitar esta província argentina durante o mês de março porque, uma vez terminada a vindima – momento em que são colhidas as uvas para esta bebida – existem duas “cavalgadas da fé”, onde milhares de gaúchos arreiam os seus cavalos e realizam oferendas, fogões a lenha, comidas típicas, rituais e músicas típicas. Sem dúvida, é uma experiência única para quem gosta de se aprofundar na cultura da região.
No que diz respeito aos passeios a cavalo, o do Valle de Zonda é especialmente atraente: a apenas 25 km da cidade de San Juan, você pode percorrer o Vale a cavalo por três horas, tendo como o fundo um cenário natural inspirador. É uma viagem ao Cerro Bola, um vulcão extinto localizado na Quebrada Huarpe.
San Luis
Imperdível é o Parque Nacional Sierras de las Quijadas, um magnífico reservatório natural que oferece uma paisagem de vales e quebradas, cujas formas estranhas e encantadoras foram esculpidas por um processo erosivo ao longo de milhões de anos.
Trilhas para caminhar por enormes cânions, sítios arqueológicos, pegadas de dinossauros e troncos petrificados. Você pode entrar no Parque das 8h às 20h de janeiro a março (alta temporada), enquanto de abril a dezembro (baixa temporada) o horário é das 9h às 19h.
A região de Cuyo é uma opção de viagem em todas as épocas e, ainda mais durante a pandemia de Covid-19, por três aspectos que a caracterizam: é próxima, é barata e tem atividades para todos os gostos, muitas ao ar livre.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação