Está mais fácil programar um passeio em Curitiba. Turistas e moradores agora têm à disposição o guia on-line Curta Curitiba ao Ar Livre. O guia, iniciativa do Instituto Municipal de Turismo (IMT), também pode incluir também a programação do Inverno Curitiba.
São parques, bosques, memoriais e museus com áreas a céu aberto e ainda links de acesso aos guias Curta Curitiba a Pé, com roteiros que abrangem o Centro Histórico e o Centro Cívico, e ainda o Curta Curitiba de Bicicleta, com mais de 200 km de ciclovias que cortam boa parte dos 75 bairros da cidade.
A proposta do guia é fugir da aglomeração e conhecer as dezenas de possibilidades para aproveitar a cidade ao ar livre.
CONHEÇA: O Memorial Paranista
Maíra Pedron, analista em Turismo do IMT, diz que “nesse retorno do turismo pós-pandemia, muitas pessoas têm preferido atrativos turísticos com áreas ao ar livre, por isso resolvemos juntar neste guia vários destes espaços para se visitar em Curitiba”
O Curta Curitiba ao Ar Livre traz dicas de passeios mais próximos do centro da cidade e outros mais afastados para quem quer ampliar o contato com a natureza, além dos parques que fazem parte do roteiro da Linha Turismo.
Estão no guia on-line de Curitiba 3 atrações que não tão conhecidas, mas que merecem uma visita:
Bosque Reinhard Maack
O Bosque é um convite para diversão radical em meio a natureza. São mais de 78 mil m² de área, cobertos pela vegetação original de Curitiba, os chamados “capões”.
A grande atração é a Trilha da Aventura, que em 900 metros de extensão, possui um conjunto de 16 brinquedos construídos em madeira, e outros materiais rústicos voltados para o público infantil.
Memorial Inglês – Parque Gomm
O parque fica em uma área arborizada, com mais de uma centena de espécies, entre elas, muitas araucárias. Nele estão a Casa Gomm, uma antiga residência familiar, e o Memorial Inglês. Uma cabine telefônica vermelha, um dos ícones urbanos de Londres, ganhou espaço de destaque em meio a vários elementos que remetem à cultura britânica.
Museu da Vida
Para brincar e interagir com a natureza, o Museu da Vida (foto que abre a matéria) é o espaço ideal. Antigo Lar das Meninas, o museu é mantido pela Pastoral da Criança e é um espaço interativo, de encontros e de produção de saberes com várias exposições e áreas de lazer ao ar livre.
Fonte: Agência de Notícias Curitiba