Em um mergulho vibrante no universo da arte, o Espaço de Arte Francis Bacon abre as exposições de 2024 transportando os visitantes para um encontro extraordinário na Exposição Itinerante Frida Kahlo – uma mulher à frente do seu tempo que está em Curitiba pela primeira vez.
A mostra desvela a essência única da icônica pintora mexicana, proporcionando uma imersão profunda em suas cores vibrantes e uma narrativa de vida que desafia as convenções.
Com entrada franca, esta jornada sensorial vai até 8 de março, na Ordem Rosacruz, oferecendo uma oportunidade incrível para contemplar obras que apresentam esta mexicana inesquecível.
A curadoria, liderada pela visionária artista plástica Maria Vieira de Souza, destaca a persistência e superação de Frida Kahlo como inspiração global em 22 obras de arte contemporânea incluindo pinturas, fotografias, arte digital, assemblage e arte têxtil, de 20 artistas que ressaltam em suas obras Frida Kahlo, uma referência mundial quando o assunto é persistência e superação. “Ela tinha consciência do seu papel como mulher na sociedade e foi desbravando caminhos para que as mulheres artistas pudessem se inspirar e seguir com seu sonho de pintar em um momento em que predominavam artistas homens no cenário das artes e as mulheres não alcançavam visibilidade”, destaca Maria, explicando que cada criação artística relata uma faceta sobre a história e o legado deixado por Frida Kahlo.
A exposição apresenta os traços, as cores, as formas e a expressão poética que cada artista imprimiu em sua produção, caracterizada pelo olhar que teve em relação a artista mexicana.
“A Exposição Itinerante Frida Kahlo – uma mulher à frente do seu tempo faz uma homenagem a todas as mulheres através de criações que narram partes da vida da artista. A resiliência diante dos desafios levou Frida a superar obstáculos e renascer como uma fênix, pronta para voar. O verso escrito por ela quando fazia uma reflexão antes de amputar um dos pés, ‘Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?’, é uma demonstração de força e superação. Existem muitas Fridas espalhadas pelo mundo”, finaliza a curadora.
TURISMO: Museu Rosacruz tem pirâmides e tumbas
Participam da exposição os artistas Aparecida Felipe, Abdul Assaf, Beatriz Chaves Brandão, Cris Dias, Jaqueline Benevento, Jenifer Lima, Juarez Oliveira, Lee Freires, Luiz Paulo, Marli Nani, Marcius Melo, María Vieira, Mônica Mendes, Natália Santos Guimarães, Regina Sganzerla, Rosiani Soares,
Sara Rezende, Selma Pszdzimirski, Taïs Del Cistia Cardoso e Vera Ritter.
A Ordem Rosacruz (Amorc) fica na R. Nicaragua, 2.453, no Bacacheri, e o horário de visitação é de terça a sexta das 13h30 às 17h.
Emanuelle Spack
Estou feliz em participar dessa exposição.
Vera, bom dia!
Parabéns pela sua participação e desejamos sucesso.