Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo. A afirmação é do World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha. A honraria é considerada uma das principais nas áreas de inovação e cidades inteligentes.
Com a implantação de soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba se destacou sendo que pela quinta vez que a capital paranaense ficou entre as seis cidades mais inteligentes do mundo, finalistas do prêmio.
Como uma tendência crescente na indústria do turismo, Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) é uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades del Futuro.
No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.
Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação: Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o selo. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.
TURISMO: Linha Turismo vista 26 pontos turísticos de Curitiba
O que é um Destino Inteligente
Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.
O que Curitiba fez
Numa reunião em dezembro, o Comitê Gestor do Ecossistema de Curitiba DTI fez um balanço de 2023 onde foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho.
No Grupo de Trabalho Governança e Segurança, destacou-se a entrega do Acordo de Convivência orientando a participação dos atores no Comitê e formalizando a inclusão de novos membros. Além disso, uma ação de sensibilização promoveu o Código de Conduta Brasil Contra a Exploração Sexual Infantil no Turismo, visando aumentar adesões de empresas locais.
No Grupo de Trabalho Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade e Transporte, o foco foi na atualização do E-book de Acessibilidade nos Atrativos Turísticos, incluindo cinco novos locais acessíveis. A proposta de um guia de turismo sustentável foi apresentada, destacando iniciativas como o uso de energia renovável, compartilhamento de bicicletas elétricas e veículos elétricos na frota de táxis.
O Grupo de Trabalho Inovação e Tecnologia realizou duas edições do Conexão Curitiba DTI, reunindo startups e empresas do setor turístico para promover a inovação na cidade. Incentivos para a adoção de tecnologia foram evidenciados, como a implantação de áudio-guia na Torre Panorâmica e o teste de wi-fi gratuito em um dos ônibus da Linha Turismo.
Por fim, o Grupo de Trabalho Promoção e Marketing, Criatividade e Experiência destacou a realização de levantamentos de monitoramento dos comentários do TripAdvisor em atrativos turísticos locais, como a Feira do Largo da Ordem, Ópera de Arame, Parque Barigui, Bosque Alemão e Santa Felicidade. Dados essenciais para atualizações e compreensão do perfil dos visitantes. Os dados da pesquisa realizada em 2022, foram disponibilizados na landing page do Curitiba DTI.
Com apoio Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo e Agência de Notícias Curitiba