Curitiba oferece bicicletas para seus turistas. Agora a cidade tem 250 bicicletas públicas distribuídas em 20 estações, em diversos endereços da cidade, num sistema de bicicletas compartilhadas com estações fixas, inédito na capital paranaense. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e a Tembici, empresa de tecnologia em micromobilidade. Até o final de agosto devem ser agregadas novas 250 bicicletas mecânicas.

Segundo o prefeito Rafael Greca, “a ideia é colocar bicicletas compartilhadas para estimular a ciclomobilidade como modal de transporte, com estações próximas aos terminais e na área central da cidade”. Até o final de agosto, outras 250 bicicletas elétricas entrarão em operação.

As bicicletas estão à disposição de turistas e da comunidade em estações de carregamento que estarão em operação na cidade em diversos endereços, que podem ser locadas por meio de aplicativo. Todas as bicicletas têm GPS para evitar furtos ou vandalismo.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Para utilizar as bicicletas compartilhadas, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar Curitiba, e escolher os planos ofertados. O app está disponível nas plataformas Android, pela GooglePlay e iOS, na Apple Store. O serviço funcionará de forma ininterrupta, 24 horas, sete dias por semana. As bicicletas podem ser desbloqueadas por QR Code, ou pelo teclado disponível nas vagas de cada uma das bikes. Ao finalizar o uso, as bikes devem ser devolvidas obrigatoriamente em uma das estações.

TURISMO: Parques para visitar em Curitiba

Estações

Os endereços das estações foram definidos em conjunto pela Tembici e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria de Trânsito, com base em critérios de proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e respeito às questões urbanísticas da cidade.

O sistema possibilita a conexão a diferentes modais com estações próximas de importantes conexões com o transporte público por estações-tubo e terminais como Cabral, Portão, Guadalupe e Campina do Siqueira, além da Estação Rodoferroviária. A projeto prevê 50 estações de bicicletas distribuídas pela cidade.

Para conferir os endereços das estações, clique aqui e acesse o mapa.

O plano para uso diário da bicicleta em Curitiba custa R$ 13,90.

A Tembici oferece suas bicicletas rosas no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia.

Com apoio Agência de Notícias Curitiba

Comentários

Leave A Comment