Fazer um cruzeiro é uma experiência inesquecível e única. De cinco anos para cá, as grandes empresas de turismo naval descobriram na América do Sul um grande filão para o inverno europeu e americano, quando a maioria dos navios ficou ociosa. E por aqui chegaram os transatlânticos, quase sempre tendo Santos como ponto de partida e destinos em direção ao Nordeste ou a Buenos Aires.
Em janeiro de 2007 tivemos a primeira experiência com cruzeiro em costa brasileira. Reunimos um grupo de 36 pessoas, entre familiares e amigos e partimos para uma viagem no MSC Opera, que pela primeira vez fazia a costa de nosso país.
O processo de embarque é um dos pontos negativos da viagem, que requer paciência. Afinal, o terminal de Santos não está preparado para tantos cruzeiros turísticos, que são novidade na rotina do porto. É preciso chegar com duas a três horas de antecedência, enfrentar longas filas, apresentar documentos, ufa…
Mas, a espera vale a pena quando você entra no belo navio, tira fotos – o tempo todo haverá fotógrafos atrás de você, verdadeiros paparazzi – que no final das contas vão aumentar a sua conta no cartão que você recebe na entrada e usa durante todo o passeio.
Nosso roteiro incluía Búzios (Rio de Janeiro), Salvador, Ilhéus (Bahia) e Ilha Grande (RJ). Em algumas paradas chegamos a nos arrepender de deixar o navio nas modernas lanchas do MSC, em função do mau tempo. Afinal, as mordomias do navio são muitas: cassino, academia de ginástica, biblioteca, jogos, piscinas (tem fila, é muito banhista) entretenimento com a equipe de animadores de bordo, teatro todas as noites (capacidade de 900 lugares), sem contar as várias refeições que se faz todo dia, que vão literalmente pesar ao final do passeio.
É tanta gente a bordo que existem dois horários para o jantar, que é sempre mais formal e com mesa reservada para todas as noites, ao contrário do almoço, que pode ser feito em diversos restaurantes e lanchonetes a bordo – pizza e sanduíches são servidos durante todo o dia -, de bermuda mesmo. E sobre o jantar com o comandante, que sempre se noticiou ser formal e sofisticado, nos cruzeiros na costa do Brasil não existe tanto rigor. Se for para colocar na mala um vestido brilhante, de noite, para a ocasião, corre-se o risco de se pagar mico.
Um dos pontos altos do cruzeiro é a festa promovida pelo comandante, na praça de piscinas, na cobertura, um luau. São centenas de pratos variados, uma animada banda musical e muita alegria. O único problema é que tudo começa à meia-noite, passadas menos de duas horas do jantar.
O cardápio, aliás, é de boa qualidade, embora não muito variado. Nos últimos dias, entretanto, dá uma saudade de um belo churrasco.
Como normalmente nos cruzeiros durante dois dias não se vê terra, somente se navega, os navios destinam parte de sua área interna para lojas. Nos europeus, como no Opera, os preços dos produtos são mais caros, ao contrário dos americanos. Afinal, você paga em dólar, mas a relação é com o euro, que vale quase três vezes nosso pobre real.
O desembarque é quase tão complexo quanto o embarque, com os grupo sendo alojados em grandes áreas do navio e identificados por cores e números.
Mas, as lembranças da viagem estão frescas na cabeça, bem como a vontade de pisar em terra firme, o que ajuda a passar o tempo.
Dicas para o primeiro cruzeiro:
• Cuidado com a segurança quando dos passeios em terra, pois você é visto como turista e milionário, mesmo que não seja;
• Fique atento às excursões que lhe são oferecidas em terra, para não ser enganado;
• Cartão internacional ou dólar são indispensáveis para pagamentos;
• Cuide com os gastos com as bebidas;
• Um preto básico para mulher e paletó para o homem resolvem o problema do jantar do comandante;
• Procure chegar cedo ao teatro e às piscinas, que são muito disputadas, e não se esqueça do maiô/calção, óculos
de sol e protetor solar;
• Fundamental é levar uma boa máquina fotográfica ou filmadora.
Nilson e Neusa M. Lang Pohl, jornalistas
Publicado no Aeroporto Jornal – setembro/2009
Unforgettable experience
Nilson and Neusa M. Lang Pohl, journalists
Going on a cruise is an unique experience. In the last five years, the greatest companies of naval tourism discovered in South America a great opportunity during the European and American winter, when most of the ships were inactive. So, the transatlantic ones arrived, almost always having Santos as departure point with destinies towards the Northeast or to Buenos Aires.
In January of 2007 we had the first experience with a cruise in Brazilian coast. We gathered a group of 36 people, among relatives and friends, we left for a trip in MSC Opera, that for the first time made the coast of our country.
The departure process is one of the negative points of the trip, requesting patience. After all, the terminal of Santos is not prepared for so many tourist cruises, a innovation in the routine of the port. It is necessary to arrive with two to three hours of antecedence, to face long lines, to present documents, phew… But, the wait is worthwhile when you enter in the beautiful ship, taking pictures, all the time there will be photographers behind you, true paparazzi that will increase the bill in the card that you receive in the entrance and use until the end of the trip.
Our itinerary included Búzios (Rio de Janeiro), Salvador, Ilhéus (Bahia) and Ilha Grande (RJ). In some stops we regretted leaving the ship in the modern motorboats of MSC, due to the bad weather. After all, the luxuries of the ship are so many: casino, gym, library, games, crowded swimming pools entertainment with a proper team on board ,theater all nights (capacity for 900 places), as well as the several meals done every day, that will literally weigh at the end of the trip.
So many people on board make two schedules for dinner necessary, that is always more formal and with reserved table for all of the nights, unlike the lunch, that can be done in several restaurants and snack bars on board, pizza and sandwiches are served during the whole day -, of shorts even. And about dinner with the commander, that it was always announced to be formal and sophisticated, the cruises in the coast of Brazil so much rigidity doesn’t exist. Wearing a brilliant dress, at night, for the occasion, is indeed very risky.
One of the highest points of the cruise is the party promoted by the commander, in the square of swimming pools, a luau. There are hundreds of varied plates, a lively musical band and lot of happiness. The only problem is that everything begins at midnight, less than two hours from dinner time.
The menu, in fact, is very good, although not very varied. In the last days, however, there is a longing for a beautiful barbecue.
As usually during the cruises it’s not possible to see the land for a couple of days, it is only navigation, the ships destine part of their internal area for stores. In the Europeans, as in Opera, the prices of the products are more expensive, unlike the Americans. After all, you pay in dollar, but the comparison is with the euro, that costs almost three times our poor money.
The disembarkation is almost as complex as the embankment, with the groups being housed in great areas of the ship and identified by colors and numbers. But, the memories of the trip are so fresh in mind, as well as the will of stepping the ground, that helps time to pass.
Clues for the first cruise:
Care with the safety during landing trips, because you are seen as tourist and millionaire, even if you are not;
Be cautious to the trips offered ashore, for not being deceived;
International card or dollar are necessary for payments;
Take care with the expenses with drinks, that are expensive and collected apart;
A basic black for women and a jacket for the men solve the problem of the commander’s dinner;
Try to arrive early to the theater and the swimming pools, that are very crowded, and don’t forget about the swimsuit/shorts, sun glasses and suntan lotion;
Essential it is to take a good camera or camcorder.
Experiencia inolvidable
Nilson y Neusa M. Lang Pohl, periodistas
Hacer un crucero es una experiencia única. En los últimos cinco años, las mayores empresas de turismo naval descubrieron en Sudamérica una gran oportunidad durante el invierno europeo y americano, cuando la mayoría de los barcos estaban inactivos. Entonces llegaron los transatlánticos, teniendo casi siempre a Santos como punto de partida con destinos hacia el Nordeste o hacia Buenos Aires.
En enero de 2007 tuvimos la primera experiencia con un crucero en la costa brasileña. Reunimos un grupo de 36 personas, entre familiares y amigos, salimos de viaje en MSC Opera, que por primera vez recorrió las costas de nuestro país.
El proceso de salida es uno de los puntos negativos del viaje, pidiendo paciencia. Después de todo, la terminal de Santos no está preparada para tantos cruceros turísticos, una innovación en la rutina del puerto. Hay que llegar con dos o tres horas de antecedencia, hacer frente a largas colas, presentar documentos, uf… Pero vale la pena la espera cuando entras en el hermoso barco, tomando fotos, todo el tiempo habrá fotógrafos detrás de ti. , verdaderos paparazzi que te subirán la factura en la tarjeta que recibes en la entrada y utilizas hasta el final del viaje.
Nuestro itinerario incluyó Búzios (Río de Janeiro), Salvador, Ilhéus (Bahía) e Ilha Grande (RJ). En algunas paradas lamentamos haber dejado el barco en las modernas lanchas de MSC, debido al mal tiempo. Después de todo, los lujos del barco son muchos: casino, gimnasio, biblioteca, juegos, entretenimiento en piscinas llenas de gente con un equipo adecuado a bordo, teatro todas las noches (capacidad para 900 lugares), así como las diversas comidas que se hacen todos los días. , que literalmente pesará al final del viaje.
Tantas personas a bordo hacen necesarios dos horarios para la cena, que siempre es más formal y con mesa reservada para todas las noches, a diferencia del almuerzo, que se puede hacer en varios restaurantes y cafeterías a bordo, se sirven pizzas y sándwiches durante todo el día, incluso de pantalones cortos. Y sobre la cena con el comandante, que siempre se anunció formal y sofisticada, los cruceros en la costa de Brasil no existe tanta rigidez. Llevar un vestido brillante, de noche, para la ocasión, es ciertamente muy arriesgado.
Uno de los puntos más altos del crucero es la fiesta promovida por el comandante, en la plaza de piscinas, un luau. Hay cientos de platos variados, una banda musical animada y mucha alegría. El único problema es que todo empieza a la medianoche, a menos de dos horas de la hora de la cena.
La carta, de hecho, es muy buena, aunque no muy variada. En los últimos días, sin embargo, hay un anhelo por una hermosa barbacoa.
Como suele ocurrir durante los cruceros no es posible ver tierra durante un par de días, es solo navegación, los barcos destinan parte de su área interna a tiendas. En los europeos, como en Opera, los precios de los productos son más caros, a diferencia de los estadounidenses. Después de todo, se paga en dólares, pero la comparación es con el euro, que cuesta casi tres veces nuestro pobre dinero.
El desembarco es casi tan complejo como el terraplén, con los grupos alojados en grandes áreas del barco e identificados por colores y números. Pero, los recuerdos del viaje están tan frescos en la mente, así como la voluntad de pisar el suelo, que ayuda a que pase el tiempo.
Pistas para el primer crucero:
Cuidado con la seguridad durante los viajes de desembarco, porque te ven como turista y millonario, aunque no lo seas;
Tenga cuidado con los viajes que se ofrecen a tierra, para no dejarse engañar;
Se necesita una tarjeta internacional o un dólar para los pagos;
Cuídate los gastos con bebidas, que son caras y se recogen aparte;
Un negro básico para las mujeres y una chaqueta para los hombres resuelven el problema de la cena del comandante;
Intenta llegar temprano al teatro ya las piscinas, que están muy concurridas, y no te olvides del bañador / shorts, gafas de sol y bronceador;
Imprescindible es llevar una buena cámara o videocámara.