A história do Paraná é marcada por rotas e ciclos, que em alguns momentos, foram descobertas por corajosos e aventureiros. Esse, creio, foi o principal motivo dos organizadores do “Circuito Caminhos do Paraná”, em parceria com a Expo Motorhome, ter escolhido nove municípios da região para fazer um roteiro com motorhome. Uma região, até aqui, descoberta por homens em caravelas, jangadas, cavalos, embarcações de madeira e, agora, por meio de um veículo desconhecido pela maioria dos habitantes dessa região.
No século XVI, a região foi descoberta por missionários Jesuítas que por aqui passaram em caravelas e jangadas, catequizando os indígenas e evitando a escravidão dos mesmos pelos Bandeirantes. Histórias que encantam e emocionam.
Depois, vieram os desbravadores que fixaram residência: homens e mulheres que enfrentaram dias difíceis e estarrecedores. Migrantes, sertanejos que enfrentaram as dificuldades, os perigos, as doenças, mas aqui se estabeleceram, fizeram história e preservaram a sua cultura.

No início, o desafio era navegar sobre o Rio Paraná e seus afluentes, atravessar os campos e entrar na mata na busca de prosperidade, num lugar onde tudo era novo e desconhecido. Esses aventureiros, passaram pelo ciclo da extração da madeira, do gado, do café, da plantação do algodão… No tempo que o principal meio de transporte, eram as embarcações de madeira pelos rios.
Rota dos Pioneiros
Como resultado do pioneirismo, hoje existem os caminhos que contam a nossa história, “O Caminho de Peabiru”, uma rede de trilhas ancestrais que se estende do Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Brasil, Paraguai e Bolívia, chegando até o Peru. No Brasil, a rota atravessa São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No Paraná, o Caminho corta o Estado de Leste a Oeste, conectando o Litoral à região Oeste, incluindo Foz do Iguaçu.
A “Rota do Pioneiros”, a maior trilha aquática da América latina, trilha que começa em Diamante do Norte e termina em Guaíra, e faz parte da história dos povos indígenas, exploradores espanhóis, bandeirantes portugueses e jesuítas. Foi palco de batalhas, rota de acesso, perseguição e de grandes escapadas. Esta região pertenceu à coroa espanhola até meados do século 17.
Por último foi registrado os naufrágios das embarcações dos tenentes da Revolução de 1924 até a chegada dos “novos pioneiros”: os imigrantes e cafeicultores do Noroeste do Paraná. Histórias que contam e encantam.
Agora, final de maio de 2025 surge um novo caminho, denominado de “Caminhos do Paraná”, uma rota de turismo feita com motorhome. Além de excelente opção de roteiro para quem vive sobre rodas pelo Brasil, a rota oferece atrativos específicos para o ecoturismo que envolve roteiros terrestres e aquáticos.
Passeios de embarcações, canoagem, trilhas aquáticas e terrestres; contemplação da fauna e flora, pesca esportiva; para os religiosos praticantes, existem locais para o turismo religioso. Além disso, o turista, de qualquer modalidade ou segmento, pode, além de ouvir as belas histórias, experimentar a gastronomia regional.

TURISMO: Conheça a Rota dos Pioneiros
Mais de mil quilômetros
Depois de duas semanas, conhecendo nove municípios e percorrendo mais de mil quilômetros desde suas localidades de origem, a caravana “Caminhos do Paraná” com 23 motorhomes, levou alegria e entretenimento aos moradores dos municípios de Diamante do Norte, Nova Londrina, Loanda, Marilena, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Icaraíma e Altônia. Onde chegaram interagiram com o povo, ministravam palestras sobre meio ambiente e plantavam árvores. À noite, normalmente abriam suas “casas sobre rodas” para o público conhecer. Foi uma troca de experiência fantástica.
As comunidades, além de receptivas e hospitaleiras, se manifestaram com o que tinham de melhor para oferecer. A gastronomia, as apresentações folclóricas, a dança, a música com os talentos locais – um verdadeiro show quando contaram suas histórias e emocionaram e encantaram os caravanistas. Homens e mulheres de cinco Estados do Brasil e um casal uruguaio foi de Diamante do Norte, local da partida da caravana, até Altônia, e viveu as mais variadas emoções e realizações. Tudo o que viram e ouviram, marcou a vida de todos, sem exceção.
Durante a expedição, os participantes acamparam em diferentes locais, onde foi possível instalar praça de alimentação, palco para apresentações da cultura local e concentrar as pessoas e movimentar a economia local.

Na sequência, os caravanistas seguiram para Foz do Iguaçu, onde participaram do Festival Internacional de Turismo Cataratas no início de junho e atravessaram a Ponte da Amizade permanecendo três dias no Club de Caza & Pesca Monday, de onde seguiram pelo Paraguai, até Posadas, capital de Missiones, Argentina, quando foram presença na 1ª Pousadas Rodantes: Expo Motorhome.
O circuito “Caminhos do Paraná” foi uma realização da Expo Motorhome, a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, com apoio do Viaje Paraná, prefeituras dos municípios visitados, e apoio da Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Paraná).
Você que viaja pelo Brasil e o mundo com motorhome, é convidado a conhecer essa região tão bela e atraente, como, também, todo turista que ama visitar novos lugares, contemplar a natureza, praticar a pesca esportiva, caminhadas e canoagem. Você vai adorar!
Lembrando que entre 12 e 16 de novembro de 2025, 9ª Feira de Campismo e Caravanismo, a Expo Motorhome 2025 acontece no Expotrade Convention Center, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, oportunidade para desvendar esse estilo de vida.
Lúcio Freire dos Santos, jornalista associado à Abrajet-PR






