Será inaugurado neste sábado, 29 de janeiro, a Ciclorrota Caminhos do Peabiru que integra o programa Pedala Paraná, parceria do Governo do Paraná com os municípios que querem instalar e equipar ciclorrotas em todo Estado. A inauguração será em Pitanga, no Centro do Paraná, a 350 km de Curitiba.
O roteiro inicia nas dependências do Centro de Eventos Miguel Adur Filho, o maior da região, e percorre 30 km passando por diversos atrativos, como Recanto das Araras, Pesqueiro Recanto do Miguel, Comunidade Santa Rita, Rancho das Pitayas, Comunidade Linha Cantu, Sítio Santa Rosa, Santuário dos Caminhos do Peabiru, cachoeira do Gamelão, comunidade Santa Barbara, retornando ao lago no centro de eventos.
Esta é a primeira ciclorrota inaugurada na região, que tem mais vinte novos trechos a serem lançados em 2022. Mais de noventa municípios já aderiram ao Pedala Paraná.
Os Caminhos do Peabiru fazem parte da milenar rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o Brasil, passando por Paraná, São Paulo e Santa Catarina e Paraguai, Bolívia e Peru. A região conta com vestígios arqueológicos que ultrapassam 3 mil km, carregados de histórias, lendas e aventuras.
O percurso histórico, criado pelos índios guaranis, integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas) do governo federal e foi declarado Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial Paranaense a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru. O trajeto é conhecido historicamente, quando os guaranis se comunicavam por esta trilha no período conhecido como Antes de Cristo, guiados pela Via Láctea.
Além de divulgar os eventos e as atrações turísticas das regiões participantes, os principais objetivos do programa são incentivar o uso da bicicleta como atividade física e de lazer, além de contribuir com o desenvolvimento regional, atraindo recursos ao pequeno empreendedor, promovendo a capacitação de todos os envolvidos, junto dos parceiros do programa.
Fonte: Agência Estadual de Notícias