Às margens do Rio Tocantins, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma mescla de sertão, cachoeiras, montanhas, bosques de buritizais, cânions, e lagos, um cardápio completo para aventuras.
O Parque fica no Centro-Sul do Maranhão e engloba os municípios de Imperatriz, Tasso Fragoso, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Itinga do Maranhão, Campestre, Alto Parnaíba e Açailândia, e seu nome vem de seus platôs que lembram o formato de mesas de pedra devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos, concentradas principalmente nas cidades de Carolina e Riachão.
Este santuário ecológico de 160 mil hectares tem incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em torno de 22° C, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque.
O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura. Os cenários são deslumbrantes, ótimos para fotos de natureza, caminhada e observação de aves raras, já que a vegetação do Cerrado atrai muitas aves da região, formando um verdadeiro berçário de aves.
As cachoeiras de São Romão que tem o maior volume de água do Estado, em Carolina e a Cachoeira da Prata, onde se pode praticar rapel e canionismo são as que mais se destacam por sua grandeza, mas outras atrações como o trekking até o Morro das Figuras com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o Morro do Chapéu também cativam os visitantes.
Pedra Caída
A 35 km de Carolina, fica o santuário ecológico de Pedra Caída, um complexo que possui uma variedade de quedas d’água, sendo que a principal delas despenca de uma altura de 46 metros.
O local oferece possibilidades de praticar diversos esportes radicais desde os mais leves aos mais pesados, como passeios em veículos traçados, caminhadas, rapel e tirolesa, lembrando que a de Pedra Caída é uma das mais altas e longas do país, atingindo 1,4 mil metros de comprimento e cerca de 300 metros de altura.
O complexo oferece estrutura de chalés e restaurantes.
TURISMO: Trilhas para fazer no Maranhão
Trekking até Morro do Chapéu
O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365 metros em rocha arenítica e, portanto, exige preparo físico e habilidade dos praticantes. É o ponto mais alto da Chapada. Esse passeio é ainda mais interessante pelas lendas místicas que envolvem o Morro do Chapéu: dizem que o Morro era o principal ponto dos ritos indígenas da região.
Riachão
Riachão, a 105 km de Carolina, é sinônimo de aventura. Cheia de cachoeiras, rios, trilhas e cânions, a região oferece oportunidade para todo mundo se exercitar e entrar num harmonioso e emocionante contato com a natureza. As opções são diversas. Desde uma simples caminhada, passando por tirolesa e rapel. Mas a aventura maior mesmo é descobrir esse paraíso.
Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal
A Reserva Natural é uma propriedade privada cortada pelo Rio Cocais, onde se formam 4 cachoeiras: o Poço Azul, a de Santa Bárbara, a dos Namorados e a de Santa Paula.
O Poço Azul é uma piscina natural de água cristalina e azulada que surpreende pela beleza. A poucos minutos de caminhada, fica outra preciosidade: a cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de cerca de 75 metros de altura. Na reserva, além das cachoeiras, há trilhas que acompanham o leito do Rio Cocais, em meio ao Cerrado Maranhense.
Apesar de ter entrada paga, vale a pena visitar o local.
Para chegar à Reserva, siga pela BR-230 na direção de Riachão.
Como chegar
Para chegar ao Parque Nacional das Chapada das Mesas, saindo da capital São Luís de carro, segue-se pela BR-135 até a BR-226; daí pelas MA-012 e 132 e BR-230, são 840 km até Carolina, ponto de partida para quase todos os passeios ao Parque Nacional da Chapada das Mesas. A partir de Carolina, o Parque fica a 80 km, sendo que 30 km são percorridos em estrada asfaltada (BR-230, em direção a Estreito) e os 50 km restantes em uma trilha off-road.
Pelo ar, a indicação é pegar um avião no Aeroporto Internacional de São Luís com destino a Imperatriz, num voo de cerca de 1 hora. Imperatriz fica a 225 km de Carolina de carro.
Visitas e práticas esportivas só podem ser realizadas devidamente acompanhadas por guias de agências especializadas em esporte de aventura e é recomendável levar roupas leves, calçados próprios (tênis para trekking), protetor solar e repelente de insetos, chapéus ou bonés e consumir bastante líquido durante as caminhadas e atividades.
Com apoio da Secretaria de Turismo do Maranhão e da Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo