A América do Sul tem mais um Patrimônio da Unesco. Agora, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura incluiu o ceviche do Peru como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecendo as práticas e significados associados à preparação e consumo deste prato peruano preparado com peixe cru marinado em limão, temperado com pimenta e sal e acompanhado com produtos cultivados localmente.
A Unesco disse que “o preparo e consumo do ceviche envolvem práticas, saberes e significados específicos em cada etapa, desde a pesca até o cultivo dos ingredientes e o preparo do prato. Como as receitas variam de região para região, o prato também fortalece a identidade cultural regional. Os conhecimentos e técnicas são geralmente transmitidos dentro das famílias. Isto pode ser complementado por programas de formação, por exemplo para contribuir para a gestão adequada dos recursos naturais. Os portadores veem uma correlação direta entre a qualidade e o sabor do prato e os produtos locais e sustentáveis. Como resultado, desenvolveram medidas comunitárias para a proteção e recuperação de ingredientes tradicionais, como diversas espécies de peixes”.
O Peru também foi escolhido como o melhor destino cultural e gastronômico do mundo no World Travel Awards (WTA) 2023, o mais prestigiado e completo programa de premiações da indústria global de viagens, que celebra a excelência em diversos aspectos do turismo. e estabelece um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente no setor.
Pela décima vez, o país vizinho do Brasil recebeu o prêmio de melhor destino culinário, destacando-se de outros locais que também são grandes referências na gastronomia mundial, como Argentina, Colômbia, Espanha, Itália, França, Japão e Tailândia.
A WTA reconheceu o Peru como “Melhor Destino Culinário da América do Sul”, “Melhor Destino Cultural da América do Sul” e “Melhor Destino Principal da América do Sul”. Machu Picchu ganhou o prêmio de “Melhor Atração Turística da América do Sul”, destacando sua importância histórica e beleza única no continente.
9 restaurantes entre os melhores da América Latina
A culinária peruana teve destaque nos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, evento que há mais de uma década premia o melhor da culinária latino-americana por seu talento, variedade, inovação e herança. O país liderou a lista duas vezes, com o primeiro lugar conquistado pelo restaurante Maido, do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura, e o prêmio de melhor sommelière para Florencia Rey, do mesmo estabelecimento.
No total, nove restaurantes peruanos aparecem no ranking. Deles, destacam-se Kjolle, que ficou em sétimo lugar, e Mayta, que está em 10º lugar.
TURISMO: Lugares onde comer no Peru
É importante destacar que os três restaurantes que estão entre os 10 melhores restaurantes da América Latina estão localizados nos bairros mais turísticos de Lima. Maido e Mayta estão no bairro de Miraflores conhecido por seu extenso calçadão, de onde se pode contemplar o Oceano Pacífico, área que conta com uma ampla oferta hoteleira e gastronômica, além de múltiplas lojas comerciais e praias onde você pode surfar.
Enquanto isso, Kjolle está em Barranco, um bairro boêmio e artístico, cujas ruas possuem murais, casarões antigos, galerias de arte, lojas exclusivas, além de bares e restaurantes.
Com apoio Agência Guanabara