A Now Boarding esteve na única cave de espumantes instalada num túnel de trem desativado, a Cave Colinas de Pedra. Fica pertinho de Curitiba

O escuro túnel de pedra é tomado por garrafas da mais fina bebida. No município de Piraquara (28 km de Curitiba), está instalada a Cave Colinas de Pedra, onde são maturados os espumantes da vinícola Cave Geisse (RS). Diz o proprietário e idealizador, Ari Portugal, que até Maria Antonieta passou por lá à bordo da maria fumaça, nos tempos de ouro da linha ferroviária. E ninguém apreciou um vinho espumante tanto quando a rainha!

O antigo túnel tem 429 metros de comprimento e marca sempre entre 16ºC a 17ºC, temperatura perfeita para se transformar na cave. Ari leva os visitantes de monotrilho por 183 metros até onde são maturadas as bebidas. Ensina sobre a história da champagne e o processo de produção. Em seguida, degustamos os rótulos – neste momento, apreciamos a taça com conhecimento de causa após a aula do Ari.

O túnel de pedra dos espumantes no Paraná

Os espumantes levam tematicamente a marca Tunnel e são nos estilos Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé. A Cave Colinas de Pedra é onde passampelaguarda, maturação, o delicado método Champenoise, rolha, gaiola e rotulagem. A garrafa que passa uma temporada lá, sai pronta para ser bebida. É um passeio, como diz Ari, que “bebe o processo” do espumante.

Para harmonizar com a degustação, agende sua visita para almoçar no restaurante. A saborosa gastronomia ocupa a antiga Estação Roça Nova, restaurada de acordo com as características da época.

Publicado na Now Boarding – agosto/2017

Comentários

Leave A Comment