As Cataratas do Iguaçu agora têm um passeio exclusivo pela manhã e o Hotel das Cataratas, o único que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, faz um encontro de música, culinária e vinhos
Turistas e moradores da Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este) já podem desfrutar o Amanhecer nas Cataratas do Iguaçu, um passeio singular para contemplar toda a magia do Parque Nacional do Iguaçu, das 6h às 8h, com acesso exclusivo. É uma oportunidade única para vivenciar o despertar da Maravilha Mundial da Natureza antes da abertura regular do Parque Nacional do Iguaçu.
No passeio é feita uma trilha e intensificado o contato com a natureza de forma mais pessoal, imersiva e intimista, garantindo uma experiência incrível. Após a realização do passeio, quem desejar poderá ficar durante todo o dia na unidade de conservação.
O ingresso é válido até o encerramento das atividades do Parque, às 17h30. Ou seja, as pessoas que participam dessa aventura têm a oportunidade de permanecer na unidade para explorar as outras atrações, dentro dos horários da visitação, vivendo uma experiência ainda mais completa.
TURISMO: O passeio nas Cataratas pelo lado argentino
Com café da manhã
A celebração de encerramento do passeio ocorre com um café da manhã especial no Restaurante Porto Canoas, localizado no coração das Cataratas, que é servido das 7h30 às 9h30. O local é perfeito para admirar a vista singular acima das quedas e as cores da manhã, enquanto o visitante degusta um bom café matinal no Patrimônio Mundial Natural.
O Amanhecer nas Cataratas é uma realização da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu, em conjunto com o ICMBio. O passeio acontece quatro vezes por semana: aos sábados, domingos, terças e quintas.
Numa primeira fase, o ingresso é vendido apenas pelas agências de turismo credenciadas de Foz do Iguaçu que podem ser consultadas nesse link.
Visitante de várias vezes, Bruno Erno Stecklin, diz que já perdeu as contas de “quantas vezes visitei as Cataratas, mas agora, no amanhecer é diferente. É fantástico, você sai da escuridão, vai trilhando e começa a ver as paisagens, ouvir os sons dos pássaros, das águas. É espetacular”.
Como é o passeio
Passear no Parque Nacional do Iguaçu antes da abertura da visitação convencional é uma experiência singular. É a oportunidade exclusiva de vivenciar o nascer do sol nas Cataratas do Iguaçu, com os primeiros raios de luz que surgem no maior conjunto de quedas-d’água do mundo.
A aventura inicia no primeiro mirante, em frente ao Hotel das Cataratas, com a oportunidade rara de caminhar com os primeiros raios de luz na Trilha das Cataratas, em uma experiência imersiva, com os sons matinais do Patrimônio Mundial Natural. O visitante que desejar poderá começar o passeio pelo Espaço Naipi, com acesso pelo elevador, direto para a passarela com vista da Garganta do Diabo.
Visitar o Parque nesse horário permite uma experiência única com acesso antecipado, antes da abertura da visitação pública no Parque Nacional do Iguaçu, e com orientação de um guia de turismo local.
Uma noite na fronteira
Já o icônico Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, proporciona a experiência Uma Noite na Fronteira, programação especial que oferece uma noite de música ao vivo, apresentações culturais, culinária autêntica e uma seleção requintada de vinhos.
Aos sábados, a partir das 20h, hóspedes e visitantes podem desfrutar de uma jornada gastronômica memorável na tríplice fronteira. Iniciada em junho, a experiência busca proporcionar um passeio pelos sabores e sons da fronteira, mergulhando em uma atmosfera vibrante e culturalmente rica. A programação segue até o final do inverno.
O cardápio especialmente preparado conta com seleção variada de pratos que refletem a diversidade culinária da região. Quem embarca nessa jornada inspiradora poderá sentir o entrelaçar das diferentes culturas, além de curtir muita música ao vivo, com a apresentação do músico argentino, Sebastian Pereyra, das musicistas brasileiras Marina Araldi e Maryanne Francescon e os dançarinos argentinos, Daiana Berlusconi e Lucas Prado – uma verdadeira celebração da diversidade.
Quem adquirir a experiência (reservas nesse link), irá desfrutar de um menu harmonizado inspirado nas culturas paraguaia, brasileira e argentina. A começar pelo mbeju paraguaio, harmonizado com o vinho paranaense Angustifólia Chardonnay, seguido dos queijos brasileiros e embutidos artesanais, que combinam perfeitamente com o Espumante RH Extra Brut, também do Paraná, além das empanadas salgadas, servidas com o Sincronia Shiraz e a de doce de leite, com o espumante Luiz Argenta Moscatel.
Os restaurantes e bares do hotel se comprometem em utilizar produtos sazonais e, sempre que possível, orgânicos, como peixe, carne, legumes, laticínios, entre outros. Desta forma, mantém e nutrem comportamentos sustentáveis, priorizando fornecedores locais, e ainda sim, os pratos são cuidadosamente preparados para satisfazer os paladares mais exigentes.
O valor da experiência Uma Noite na Fronteira é de R$ 380 + 10% e é aberta ao público mediante agendamento prévio.
Com apoio Assessoria de Imprensa e FSB