Três cartilhas lançadas hoje, 21 de fevereiro, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), orientam o turista sobre os principais procedimentos de uma viagem aérea. O conteúdo foi elaborado pelos Ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Agência.

A série do boletim Consumidor Turista foi dividida em três edições: antes, durante e depois da viagem e tem como público alvo o passageiro do setor aéreo.

As cartilhas contêm as principais informações de interesse do passageiro, como as cobranças diferenciadas de tarifas, os cuidados necessários nas viagens com crianças e adolescentes, acessibilidade e, também, o que fazer em caso de alteração no voo, incluindo, ainda, regras excepcionais diante da pandemia de Covid-19. No documento também estão listadas legislações sobre o tema, com indicação para os canais que irão detalhar questões relacionadas aos assuntos abordados.

Problema com sua passagem aérea?

Caso ocorra algum problema relacionado ao contrato de transporte aéreo, o passageiro é orientado a primeiramente procurar os canais de atendimento eletrônico, telefônico ou presencial da própria empresa aérea para resolvê-lo.

Caso não fique satisfeito com o atendimento ou a solução apresentada pela companhia em seus canais próprios, recomenda-se que o passageiro registre uma reclamação na plataforma consumidor.gov.br .

Todas as empresas de transporte regular de passageiros estão presentes na plataforma. Os dados obtidos e publicados por meio de boletins periódicos são utilizados pela Anac para a identificação dos principais fatores reclamados pelos passageiros. A partir desses diagnósticos, a Agência tem trabalhado para construir soluções céleres e efetivas para a sociedade quando um problema, em âmbito coletivo, é identificado.

As três cartilhas de orientação ao turista podem ser acessadas clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Anac

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