No Uruguai ainda existem lugares virgens e quase inexplorados. Para aqueles que buscam por excursões ecológicas as “Carcavas de Punta Rubia” ou Barrancos de Punta Rubia, situado na Costa de Rocha, são o destino ideal para isso, formações rochosas com ravinas pronunciadas e solos erodidos existem há mais de 140 mil anos no departamento de Rocha.
As “Carcavas”, que ficam a apenas 2 km de La Pedrera, representam uma paisagem antiga com valores históricos e naturais que tem atraído turistas de todo o mundo.
Nesta paisagem peculiar de formação natural, em que ravinas são buracos produzidos em rochas que pertencem à formação Chuy, existem fósseis como vértebras de Gliptodonte (espécie de dinossauro que lembra um tatu gigante) e todos os tipos de itens usados pelos índios – antigos habitantes da costa.
Chamado por moradores e vizinhos de “O Vale da Lua”, o acesso acontece pela rota 10 no km 230. A suntuosidade da área somado a presença de uma grande variedade de espécies animais e vegetais autóctones, torna a paisagem amplamente atraente. Para que nada desse paraíso mude, um decreto estadual de 2001 declarou o local como “áreas de exclusão de fracionamento ou construção”.
As “Carcavas” milenares são uma atração turística que fica entre os balneários de Punta Rubia e Santa Isabel, balneários ainda estão em processo de desenvolvimento. Por isso o ideal é hospedar-se em balneários mais próximos, onde existem acomodações, restaurantes e outros serviços com melhor preparo para receber ao visitante como La Pedrera (2 km) e La Paloma (11 km).
O que são as “Carcavas”
São erosões naturais que ocorrem por um processo parecido ao que acontece após o congelamento dos polos, quando ocorre uma fusão, causando algo semelhante a um tsunami que rasga as áreas mais sensíveis da Terra.
Especificamente, essas erosões pertencem à Formação Chuy, área com barrancos íngremes e setores altamente erodidos.
O que ver
O visitante, além de apreciar a beleza da natureza, tem uma visão geral do patrimônio cultural, histórico, indígena, natural e geológico desta área e do departamento de Rocha em geral. Ao olhar de perto pode encontrar vestígios de diferentes animais, como doninhas, lebres, raposas, gambás dentre outros.
La Pedrera
La Pedrera é um pitoresco balneário situado em um penhasco rochoso, onde tudo é calmo, exceto o mar. Suas praias são escolhidas para esportes aquáticos, caminhadas, cavalgadas e pesca.
Praias como El Desplayado, onde uma pequena baía está entre as rochas, é ideal para diversão em família, ou a Playa Del Barco, com um perfil jovem e marcante, os surfistas se concentram para aproveitar as ondas. A rambla convida o visitante a longas caminhadas, curtir a paisagem e praticar o avistamento de baleias francas no horizonte entre julho e outubro. Nesta praia, o turista pode ver ainda os últimos vestígios do navio de pesca “Cathay VIII“, encalhado desde 1977.
La Paloma
O principal charme de La Paloma são as praias, cada uma com uma personalidade definida, desde as mais suaves até às mais agitadas.
Os hóspedes mais jovens poderão desfrutar de El Cabito e os mais velhos estarão perto de praias como Bahía Grande (praia acessível), Los Botes ou La Balconada. Nesta última, localizada à direita do farol, os visitantes se reúnem para contemplar e aplaudir o pôr do sol, uma tradição entre os turistas.
Localizado em Cabo Santa María, tem um porto de pesca, por isso, para quem gosta de pescar, é um lugar ideal. No centro de La Paloma estão os restaurantes, supermercados, farmácias, sorveterias, central de informações turísticas e banco.
Ao longo do ano, as condições para o surfe são boas nesta área, e nos meses de inverno e primavera, exemplares de baleias-francas próximas à costa podem ser observadas.
Seja em praias, rochas ou docas, o pescador profissional ou amador pode ver porque La Paloma é o quinto maior centro de pesca do mundo. Ao pôr do sol, você pode testemunhar a chegada de navios de pescadores, trazendo em suas redes do Mar Negro, solha, sargo e pequenos tubarões.
Para passeios, além das Carcavas de Punta Rubia, consulte a Marianna Aventuras e Senderos Tours.
Fernanda Bertin, com fotos Intendência de Rocha/Ministério de Turismo Uruguai