Brasília vai muito além dos pontos turísticos mais conhecidos do Plano Piloto. Rica em cultura e em lazer, a cidade está cheia de locais diferentes para conhecer. Por isso, o Visite Brasília selecionou sete lugares para você sair da rotina e aproveitar um turismo fora do convencional no quadradinho!
Confira:
Cine Drive-In
O Cine Drive-in de Brasília não pode faltar no seu roteiro. Ele é o último cinema drive-in em funcionamento do Brasil e possui a maior tela do país, com 312 m². Assistir um filme se torna uma experiência fora do comum. A programação da semana você pode conferir no site ou acompanhar no Instagram.
SRPN Trecho 1 – Brasília, DF
Funcionamento: de segunda a domingo, com início das sessões às 18h20 e última sessão às 21h50
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília é uma opção para quem ama se conectar com a natureza. O local abriga coleções de Jardins Temáticos abertos à visitação pública. São eles: Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Além disso, é possível fazer trilhas e tomar um delicioso café da manhã com uma vista espetacular.
Smdb Conjunto 12 – Lago Sul
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Chapada Imperial
Localizada a 50 km do Plano Piloto, a Chapada Imperial está entre os lugares imperdíveis para visitar em Brasília. O santuário ecológico possui trilhas que levam a 30 cachoeiras, além de um museu eco histórico, arvorismo e diversas atividades de educação ambiental.
Brazlândia, Brasília
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
A Pilastra
A Pilastra é um espaço para artistas em resistência. A Galeria de Arte e Espaço luta pela presença e democratização da arte fora do centro. É uma iniciativa que trabalha no cruzamento dos campos de atuação das artes e recebe curadorias, mostras coletivas e individuais, além de servir como um ambiente para a livre experimentação colaborativa.
QE 40, SMBS 01, Lote 01B, Loja 01 – Polo de modas, Guará II
Funcionamento: sábado, das 14h às 19h
Museu do Catetinho
O Museu do Catetinho é para quem curte um turismo histórico-cultural. Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, o Museu Catetinho reúne objetos e mobiliário que resgatam a memória da época da construção de Brasília, além do acervo fotográfico, que ajuda o público a entender como a cidade nasceu.
Rodovia BR 040 s/n Trevo do – Gama
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Galeria Olho de Águia
A Galeria Olho de Águia é um local pouco explorado em Brasília. O lugar foi idealizado para abrigar o acervo do fotojornalista Ivaldo Cavalcante, que é fundador do espaço. No local, há revistas, vinis, livros de fotografia, cartazes de clássicos do cinema e objetos antigos, como uma jukebox dos anos 70. O espaço congrega ainda sinuca, cineclube, sebo de vinil e uma biblioteca especializada em fotografia, além de abrigar vários eventos e atividades culturais, como exposições, mostras de filmes, feiras fotográficas e pocket shows.
Ed. Praiamar, Taguatinga Norte
Funcionamento: de terça a sábado, das 15h à meia-noite
Planetário de Brasília
O Planetário de Brasília é um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento na cidade, ou seja, uma ótima opção de passeio. O prédio oferece ao público eventos, exposições, oficinas e muito mais. Para saber a programação da semana, basta acessar o perfil do local no Instagram (@planetariodebrasilia).
Setor de Difusão Cultural, Via N1 (Eixo Monumental) – Próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Funcionamento: de terça a domingo, das 7h30 às 19h30
Júlia Marques do blog Visite Brasília