São sete horas da manhã. O alegre despertar convoca todos para mais um período repleto de novas experiências no luxuoso hotel. O tempo disponibilizado até o embarque no trem é suficientemente tranquilo para que a bagagem seja
arrumada e despachada. Aliás, isso é algo com o que o turista não precisa se preocupar nessa viagem. Então brasileiros, embora pegar um trem na Europa.

O cenário lá fora mostra a bela e cosmopolita Frankfurt, a capital econômica da Alemanha, que com seus arranha-céus confirma o status de importante centro financeiro. Na agenda, dois importantes compromissos: aproveitar o
completo café da manhã internacional – no hotel – e depois seguir para a estação ferroviária – de nome quase impronunciável – a Frankfurt Hauptbahnhof.

Mas antes de embarcar efetivamente no trem, é importante saber que a viagem pode levar até dezoito dias. E para quem pode ser dar esse tempo, a experiência se mostra inesquecível por permitir uma viagem que cruza um grande
território que engloba sete países da Europa: Alemanha, Áustria, Suíça, França, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Ponto interessante para quem não tem toda essa disponibilidade é a flexibilidade de embarques e desembarques.

Um exímio conhecedor dos trens europeus e dezenas de passageiros “brazucas” ávidos por um roteiro continental integrado foram itens suficientes para que a viagem “Brasileiros de Trem na Europa” fosse criada e disponibilizada
com diferentes saídas durante o ano, tudo organizado e idealizado pela TT Operadora -Lufthansa City Center.

Antes do embarque

Com uma grande vontade de realizar todo o percurso, mas com tempo curto, embarcamos no trecho inicial, aproveitando de forma intensa as cidades propostas.

Dois dias antes do embarque no trem, chega-se à Alemanha, especificamente na cidade histórica de Frankfurt, ponto de partida. É fotografias, mapas, desenhos… e tudo mais que pudesse contribuir para que o cenário anterior fosse reerguido semelhante a antes dos ataques.

Fizeram um excelente trabalho, é preciso reconhecer. Na área histórica é quase impossível acreditar que todas as construções possuem menos de cinquenta anos, tamanha a perfeição e cuidado com os detalhes do passado.

Considerado o coração natural de Frankfurt, o rio Meno se destaca no cenário com suas inúmeras pontes em estilos moderno e antigo. Nesse ponto, é possível partir em passeios de barco ou então apreciar embarcações que parecem
pequenos navios.

O rio divide o município. Na parte histórica, encontra-se a bela catedral Dom e a grande praça turística com seus imponentes prédios e casas em estilo taipal, reconstruídas em 1986, seguindo os perfis originais. Bem ao lado está a
Câmara Municipal (Römer), erguida nos idos de 1405 e que ainda hoje é sede oficial do Legislativo. Do outro lado do Meno está a região mais badalada, conhecida como Alt-Sachsenhausen, com ruas estreitas e casas bonitas. É lá, à beira do rio, que ficam os principais museus.

Quem pensa que a bebida oficial de Frankfurt é a cerveja está enganado. O vinho de maçã, ou Apfelwein, é o mais apreciado pelos moradores e está disponível em todos os restaurantes e bares para quem quiser degustá-lo.

Em apenas uma hora de viagem de ônibus pelas conhecidas AutoBan alemã, rodovias sem limite de velocidade, chega-se a uma pitoresca cidadezinha chamada Rudesheim. Lá começa um encantador passeio de barco pelo rio Reno, a pérola do mapa germânico que guarda em suas margens o maior número de fortes e castelos medievais por metro percorrido. Alguns ainda são habitados, outros, apenas restaram ruínas, formando um cenário  verdadeiramente envolvente.

Esse trecho também faz parte de uma rota romântica existente na Alemanha. Aproveitar o dia em Rudesheim
é ter a possibilidade de presenciar como os moradores locais e regionais vivem em suas peculiaridades. São inúmeros restaurantes típicos, flores que alegram a paisagem e gente por todo lado. Nesse passeio é importante perceber a Torre das Aguias (Adlerturm), uma parte do muro da cidade que foi um forte do século 15. E para fechar o dia, uma
saborosa degustação de vinhos em uma adega de 1880, chamada Breuer, muito conhecida na Europa. E o visitante ainda conta com uma consultoria de um somelier alemão.

Hora de embarcar

Otimização! Essa palavra traduz uma viagem que tem seu principal deslocamento realizado de trem. Nesse modelo não existe uma hora antes, ou uma hora depois. Existe o horário exato do embarque, e por isso, o conselho é nunca atrasar. O trem não espera! Embarcamos exatamente as 11h57 da manhã, sem um minuto a mais ou a menos,
no DB ICE, ou trem de alta velocidade que chega a atingir 400 km/hora em direção a Munique, terra da Oktoberfest. São três horas de viagem, em primeira classe, serviço de bordo excelente e muito conforto. Uma dica importante é chegar meia hora antes à estação Frankfurt Hauptbahnhof. O local, além de bonito, vale uma visita.

Munique é a terceira maior cidade da Alemanha com cerca de 1,3 milhão de habitantes. É conhecida mundo afora por sua grandiosa festa do chope, a Orktoberfest, que chega atrair até seis milhões de visitantes a cada edição. Fundada em 1158, foi durante muito tempo a capital do Reino da Baviera. Ponto turístico principal, a praça  Marienplaz está no coração da cidade com seu suntuoso prédio em estilo neogótico, que abriga a nova prefeitura. Nele, a torre do relógio comoitenta metros de altura reserva todos os dias, às 11h e às 17h, a apresentação do carrilhão. Nesta mostra cavaleiros mecânicos lutam enquanto bonecos que simbolizam o povo se movimentam para encenar a primeira dança do tanoeiro, realizada em 1517. Um espetáculo que encanta gente pequena e gente grande.

O palácio mais bonito dessa cidade é sem duvida o de Nymphenburg, erguido em 1675 em estilo barroco. O local era a residência de verão dos reis da Baviera e atualmente acolhe um museu. O acesso ao incrível jardim é gratuito, mas vale uma visita à luxuosa decoração com mostra de porcelanas. Ali também fica o Museu da Humanidade e da
Natureza.

Para quem conseguir um tempinho livre e gostar desse tipo de passeio, a dica é pegar o metrô intermunicipal e ir até a pequena cidade de Dachau, que fica a apenas 20 minutos da estação central. Nessa cidade se encontra o primeiro campo de concentração nazista construído naquele país. Hoje, o local abriga um grande memorial em homenagem
aos mais de duzentos mil prisioneiros que ali estiveram. Entre inúmeras atrações que Munique possui, também merece destaque a farta gastronomia alemã, as inúmeras cervejarias com a Hofbräuhaus, considerada
historicamente a mais rica, e o forte comércio que compõe um verdadeiro shopping center a céu aberto repleto de grandes marcas. São possiblidades que atraem pessoas de todo o mundo e fazem de Munique uma cidade cada vez mais atrativa.

Para nós, a reta final

De Munique, o próximo destino é Viena, na Áustria, e o percurso até lá também é de trem. Toda a viagem é organizada pela TT Operadora-Lufthansa City Center, com guias turísticos falando em português e guia acompanhante. Informações adicionais sobre os roteiros e datas das próximas saídas do “Brasileiros de Trem na Europa” podem ser obtidas neste site . A operadora informa que esta e outras opções de trem pela Europa,
em 2012, estarão disponíveis no site no mês que vem.

Maria Priscila, jornalista, que viajou a convite da TT Operadora-Lufthansa City Center

Publicado no Aeroporto Jornal – dezembro/2011

Brazilians by Train in Europe

Maria Priscilla, journalist traveled at the invitation of the TT Operator-Lufthansa City Center

It’s seven o’clock in the morning. The joyful awakening calls everyone for a period full of new experiences in the luxurious hotel. The available time till boarding the train is enough so that the luggage is packed and shipped. By the way, this is something that tourists do not need to worry about on this trip. The scenery out there shows the beautiful and cosmopolitan Frankfurt, the economic capital of Germany, with its skyscrapers confirming the status of an important financial center.

On the agenda, two important commitments: to enjoy the full international breakfast – in the hotel – and then go to the train station – almost unpronounceable name – the Frankfurt Hauptbahnhof.

But before boarding the train effectively, it is important to know that the journey can take up to eighteen days. And for those who can give theirselves that time, the experience is an unforgettable travel that crosses a large territory covering seven countries: Germany, Austria, Switzerland, France, England, Belgium and Holland. Interesting point for those who do not have all this flexibility is the availability of departures and arrivals.

With a strong desire to make the whole journey, but with short time, we boarded the first stretch, enjoying intensely the proposed cities. Two days before boarding the train, the tourist arrives to Germany, specifically in the historic city of Frankfurt, the starting point. It’s hard to believe that this place was practically wiped out during World War II. Amaze yourself: 80% of its territory was hit by bombs. But that did not stop the destiny to be reconstructed from 1950. To keep all its beauty, photographs, maps, drawings were used… and everything that could contribute so that the previous scenario could be rebuilt as before the attacks.

Time to embark

Optimization! This word translates a journey that has made its main shift by rail. In this model there isn’t one hour before or one hour later. There is the exact time of shipment, and therefore the advice is never get late. The train does not wait! We boarded exactly at 11.57am, not a minute more or less in the DB ICE, or high speed train that reaches 400 km/ hour in the direction of Munich, home of Oktoberfest.

Three hours of travel, in first class, excellent onboard service and a lot of comfort. An important tip is to arrive half an hour before to the Frankfurt Hauptbahnhof station. The place, besides being beautiful, is worth the visit.

Munich is the third largest city in Germany with around 1.3 million inhabitants. It is known worldwide for its superb festival of beer, the Orktoberfest, which reaches up to six million visitors each issue. Founded in 1158, for a long period it had been the capital of the Bavaria Kingdom. Main tourist spot, the Marienplatz is the heart of the city with its magnificent neo-Gothic style building, which houses the new City Hall.

In it, the clock tower that is 80 meters high, reserves every day, 11am and 5pm, the presentation of the carillon. In this show, riders struggle as mechanical dolls that symbolize the people move to stage the first Cooper dance, held in 1517. A spectacle  that enchants little and big people. From Munich, the next destination is Vienna, Austria, and the route till there is also by train.

The entire trip is organized by the TT Operator- Lufthansa City Center. Additional information about the itineraries
in www.lufthansacc.com.br.

Brasileños en tren en Europa

Maria Priscila, periodista

Son las siete de la mañana. El alegre despertar llama a todos a pasar un período lleno de nuevas experiencias en el lujoso hotel. El tiempo disponible hasta subir al tren es suficiente para que el equipaje sea embalado y enviado. Por cierto, esto es algo de lo que los turistas no deben preocuparse en este viaje. El paisaje muestra la hermosa y cosmopolita Frankfurt, la capital económica de Alemania, con sus rascacielos que confirman el estatus de un importante centro financiero. En la agenda, dos compromisos importantes: disfrutar de la plena
desayuno – en el hotel – y luego ir a la estación de tren – nombre casi impronunciable – la Frankfurt Hauptbahnhof.
Pero antes de abordar el tren de manera efectiva, es importante saber que el viaje puede durar hasta dieciocho días. Y para quienes puedan darse ese tiempo, la experiencia es un viaje inolvidable que atraviesa un gran territorio que abarca siete países: Alemania, Austria, Suiza, Francia, Inglaterra, Bélgica y Holanda. Un punto interesante para quienes no cuentan con toda esta flexibilidad es la disponibilidad de salidas y llegadas.

Con muchas ganas de hacer todo el recorrido, pero en poco tiempo, abordamos el primer tramo, disfrutando intensamente de las ciudades propuestas. Dos días antes de abordar el tren, el turista llega a Alemania, concretamente a la histórica ciudad de Frankfurt, el punto de partida. Es difícil creer que este lugar prácticamente desapareció durante la Segunda Guerra Mundial. Asómbrate: el 80% de su territorio fue alcanzado por bombas. Pero eso no impidió que el destino se reconstruyera a partir de 1950. Para mantener toda su belleza se utilizaron fotografías, mapas, dibujos … y todo lo que pudiera aportar para que el escenario anterior pudiera reconstruirse como antes de los atentados.

Hora de embarcar

¡Mejoramiento! Esta palabra traduce un viaje que ha realizado su principal giro en tren. En este modelo no hay una hora antes ni una hora después. Existe la hora exacta de envío, y por lo tanto el consejo nunca llega tarde. ¡El tren no espera! Abordamos exactamente a las 11.57 am, ni un minuto más ni menos en el DB ICE, o tren de alta velocidad que alcanza los 400 km / hora en dirección a Múnich, sede del Oktoberfest. Tres horas de viaje, en primera clase, excelente servicio a bordo y mucha comodidad. Un consejo importante es llegar media hora antes al Frankfurt.
Estación Hauptbahnhof. El lugar, además de hermoso, vale la pena visitarlo.

Munich es la tercera ciudad más grande de Alemania con alrededor de 1,3 millones de habitantes. Es conocido en todo el mundo por su magnífico festival de la cerveza, el Orktoberfest, que alcanza hasta seis millones de visitantes en cada número. Fundada en 1158, durante un largo período fue la capital del Reino de Baviera. Principal punto turístico, la Marienplatz es el corazón de la ciudad con su magnífico edificio de estilo neogótico, que alberga el
nuevo Ayuntamiento. En él, la torre del reloj que tiene 80 metros de altura, reserva todos los días, 11h y 17h, la presentación del carillón. En este espectáculo, los ciclistas luchan como muñecos mecánicos que simbolizan al pueblo se mueven para escenificar el primer baile Cooper, realizado en 1517. Un espectáculo que encanta a pequeños y grandes.

Desde Munich, el siguiente destino es Viena, Austria, y la ruta hasta allí también es en tren. Todo el viaje está organizado por TT Operator- Lufthansa City Center. Información adicional sobre los itinerarios en www.lufthansacc.com.br.

El periodista viajó por invitación del TT Operator-Lufthansa City Center.

 

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