A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil faz duas apresentações em Cascavel, Sudoeste do Paraná e, também, faz para a região uma pré-seleção para novos alunos. Os espetáculos serão nos dias 2 e 3 de outubro (quarta e quinta), com início às 20h no Teatro Municipal Sefrin Filhos. Os ingressos são gratuitos, com limite de dois por CPF e devem ser retirados na bilheteria do Teatro com até duas horas de antecedência do início da apresentação. A Turnê Paraná conta com apoio e realização da Funarte.
A apresentação Gala Bolshoi é formada por variações conhecidas e aclamadas de grandes balés de repertórios e dança contemporânea. Entre as coreografias trechos do Balé “Don Quixote”, “Quebra-Nozes”, “Esmeralda”, e a energia e a força das danças a caráter. O programa contempla coreografias que trazem todo o esplendor e técnica da arte da dança.
O segundo ato é composto pelo balé contemporâneo Kaori, do coreógrafo William Almeida. Esse balé teve estreia em 2018 e desde então está no repertório da instituição. Um balé forte que exige concentração e desafia os bailarinos com sua movimentação rápida e precisa.
Dança Solidária
Nos dois dias a Escola Bolshoi arrecadará 1 kg de alimento não perecível com destinação para a Provopar que promove ação social em Cascavel. Os alimentos podem ser entregues na recepção do Teatro.
Workshop gratuito
No dia 1º de outubro, terça, em dois horários, às 15h para turmas iniciantes e às 16h15 intermediárias, acontecem workshops de dança clássica, no Teatro Municipal Sefrin Filho.
O workshop é uma aula ministrada pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil. Uma experiência única para quem faz dança e deseja conhecer o método Vaganova e sua aplicação dentro de sala de aula. A inscrição é gratuita e pode ser realizada clicando aqui até o dia 29 de setembro.
TURISMO: O que fazer em Joinville
Pré-seleção
Também no dia 1º de outubro, no mesmo Teatro, acontece a Pré-seleção para novos alunos da Escola Bolshoi.
Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.
Podem participar crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos (seguindo o ano de nascimento indicado nos editais da instituição), com e sem conhecimento em dança.
Para os candidatos com experiência em dança, a avaliação ocorre por meio de uma aula específica na qual os profissionais do Bolshoi analisam a habilidade dos participantes em executar exercícios básicos nas barras, no centro e, para as candidatas femininas, no uso de sapatilhas de ponta.
Quanto às crianças que ainda não dominam a arte da dança, o teste é lúdico, envolvendo atividades como saltar, tocar os pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento da dança. Através desses movimentos, os avaliadores analisam as habilidades das crianças para assimilarem o Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi.
Os aprovados na pré-seleção avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville, Santa Catarina, sede do Balé, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi.
As inscrições para a pré-seleção podem ser efetuadas até o dia 29 de setembro no site da Escola Bolshoi, com uma taxa de R$ 35.
Candidatos de todo o Brasil e principalmente de Cascavel e região podem participar e a pré-seleção é aberta para todos que cumprirem o edital. Aqueles que estudam na rede pública, que tenham comprovante de matrícula, podem entrar em contato com a Escola Bolshoi pelo e-mail producao4@escolabolshoi.com.br para solicitar a isenção da taxa de inscrição.
O edital completo, com ano de nascimento para os candidatos e informações, está disponível no site da Escola Bolshoi.
Quem pode participar:
Meninas: nascidas em 2014 e 2015 (ingresso 1º ano) e 2007 a 2013 (ingresso em turmas avançadas)
Meninos: nascidos de 2013 a 2015 (ingresso 1º ano) e 2007 a 2012 (ingresso em turmas avançadas)
Apoiadores
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura de Joinville, do Governo de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKE e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Com apoio Assessoria de Imprensa