Existem muitas formas de conhecer São Paulo. E há 9 anos uma delas é de bicicleta. Em 2013 os irmãos André e Daniela Moral criaram o Bike Tour SP e nesse período mais de 75 mil pessoas visitaram pontos turísticos da capital paulista passeando de bicicleta inclusive por pontos inexplorados. Com segurança.
O Bike Tour SP oferece passeios por regiões como Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Histórico (Antigo e Novo) e Vila Madalena de forma interativa e inclusiva.
Com assistência de guias de turismo, monitores, equipamentos de segurança e som – o AudioTour – que informa dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português, inglês e espanhol, os grupos formados por até 15 pessoas desbravam o que a cidade tem de melhor. “Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral.
E se engana quem pensa que apenas atletas se interessam pelo passeio. As rotas foram preparadas para receber todos que procuram por passeios alternativos e ao livre. Adultos, crianças, pessoas com deficiência aproveitam ao máximo as pedaladas. “Já recebemos – conta Daniel – desde pessoas que puderam fazer um passeio de bicicleta pela primeira vez até senhoras com mais de 90 anos, que há muito tempo não faziam uma atividade como essa ao ar livre”.
TURISMO: Onde ver chuva de meteoros em São Paulo
Com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, os passeios oferecem tradução simultânea em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para atender o público com deficiência auditiva. Neste caso o participante recebe um tablet onde um vídeo apresenta o roteiro por meio de uma intérprete, além de contar com um triciclo trenzinho que comporta pessoas com deficiência física e visual, idosos e mobilidade reduzida.
O Bike Tour SP é gratuito, o participante tem, apenas, que fazer uma doação de 2 quilos de alimentos que são entregues no dia do roteiro agendado. Até hoje foram arrecadados quase 118 mil quilos de alimentos. Ao se inscrever para o passeio, é oferecida a bicicleta, capacete e todos os equipamentos necessários.
Fonte: Assessoria de Imprensa