Após um período em que a pandemia dificultou a realização de nossos test-drives, iniciamos 2021 trazendo um dos mais conceituados veículos elétricos disponíveis no Brasil, o Audi e-tron.
A unidade testada, na cor Preto Mito, parte de R$ 591.990 e oferece quatro anos de garantia para o carro e oito anos para as baterias. Ele possui uma usina de 95 kWh capaz de proporcionar até 400 km de autonomia, dois motores elétricos, um em cada eixo, tração nas quatro rodas e 408 cv com impressionantes 66,4 Nm de torque, mais do que suficientes para impulsionar os seus 2.565 kg com maestria e perfeição até os 200 km/h limitados eletronicamente.
No Paraná os veículos elétricos são isentos de IPVA e contam com diversos pontos de carregamento gratuito, os Eletropostos da Copel, distribuídos ao longo da BR-277, de Paranaguá até Foz do Iguaçu. Estes postos são equipados com carregadores de corrente contínua com plugue CCS de até 50 kWh, capazes de dar uma carga total em duas horas. Fizemos um teste e levamos 39 minutos para completar a carga com 39,2 kWh. Você também pode carregar em casa através do equipamento que acompanha o veículo, tanto em 110 quanto em 220v, mas a instalação deve ter aterramento e de preferência ser trifásica. Neste caso, na melhor das hipóteses, o carregamento total levará até 16 horas e o custo em sua conta luz será de R$ 84.
Luxo e tecnologia de ponta
O carro não passa despercebido. São 4,90 metros de comprimento por 2,04 metros de largura, acabamento primoroso e lotado de tecnologia. Com rodas de 21 polegadas, pneus Continental Premium Contact 6 265/45, suspensão a ar adaptativa com sete posições, desde a fora de estrada que eleva ao máximo a altura do carro, até a esportiva, que o mantém colado ao chão, ele destaca-se no trânsito. A câmera 360° interativa e com visão 3D, ajuda nas manobras.
No interior são três telas no painel, ajustes elétricos nos bancos e volante, luzes em leds customizáveis, ar-condicionado digital de quatro zonas e teto solar panorâmico. Tudo pensado para o conforto e ao prazer em dirigir. O amplo porta-malas comporta 555 litros esconde um estepe de perfil fino, pesado, e vazio para poupar espaço, mas há um compressor no compartimento dianteiro para isso.
A estrada é local ideal para usufruir de todos os sistemas de condução, com ênfase ao controle de cruzeiro adaptativo com Active lane assist que ajuda o motorista a manter o carro dentro das faixas e aos paddle shifts para as frenagens com regeneração de bateria. Silêncio, potência e controle, três palavras que o descrevem bem.
Em nosso teste rodamos 262 km e consumimos 25,3 kWh.
O veículo foi cedido pela concessionária Audi Center Alto da XV.
Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos