O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao Aeroporto Hostomel, perto de Kiev, na Ucrânia, confirmou a fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom no domingo, 27 de fevereiro. “Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana — o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev”, disse Ukroboronprom em sua página no Facebook. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas redes sociais. “Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Dream’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”.
O Antonov-225 Mriya veio ao Brasil apenas duas vezes, em 2010 e 2016. Nesta última, o maior avião de carga do mundo pouso nos Aeroportos de Viracopos e Guarulhos, ambos em São Paulo. Em Guarulhos, a equipe da Plane Spotter HD Curitiba registrou o Mriya.
Esta aeronave, a única fabricada, tinha 32 pneus para trem de pouso, 84 metros de comprimento, 88 metros de distância de ponta a ponta da asa e podia decolar com peso de 640 toneladas.
Plane Spotter HD Curitiba, é um grupo de apaixonados que registra desde 2014 tudo o que acontece no Aeroporto Internacional Afonso Pena e no Aeroporto do Bacacheri, de Curitiba, GRU Airport (Guarulhos) e Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo