“O vinho é uma arte que, se soubermos ouvir, fala conosco, diz-nos quando é preciso trasfegar, quando é preciso repousar. É como um ser vivo que precisa ser compreendido, cuidado e mimado”.  Com esta frase Emilio Moro explicou o que era o vinho para ele. A Bodega Emilio Moro tem mais de 100 anos de história em Pesquera de Duero, município de Valladolid, Ribera del Duero, Espanha, compreendendo quatro gerações dedicadas ao cultivo de uvas e elaboração de vinhos.

Primeiramente vou contar um fato que ocorreu conosco na Bodega Emilio Moro. Tínhamos marcado visita e almoço harmonizado na Bodega para 18 de setembro de 2024. Porém neste dia saímos de Valladolid bem cedo e entramos na cidade de Tordesillas para visitar o museu onde havia sido assinado o Tratado de Tordesilhas.

Havia uma festa na cidade e nos distraímos, esquecemos da Bodega Emilio Moro e chegamos no meio da tarde em Peñafiel. Daí nos demos conta que havíamos perdido a visita e almoço na Emilio Moro.

Quando estávamos saindo de Ribera del Duero, quatro dias depois, paramos na recepção da Bodega Emilio Moro para tentar degustar algum vinho. Fui atendida por uma senhora simpática que ouviu meu relato da perda da reserva paga e prontamente me disse que não havíamos perdido nada e nos colocaria na próxima visita e almoço harmonizado.

Ficamos felizes e só depois descobri que esta senhora era filha do Emilio Moro e disponibilizou uma sommelier para conduzir nosso almoço.

Vinhos da degustação na Bodega Emilio Moro.

Então em 21 de setembro de 2024 tivemos um delicioso almoço harmonizado no restaurante na Bodega com um menu degustação contendo quatro vinhos, aspargos locais, seleção de queijos e presuntos ibéricos, “lechazo” (cordeiro) assado sobremesa e café. Os vinhos para acompanhar os pratos estão descritos a seguir.

Branco La Revelía 2022

Branco La Revelía 2022

Este venho é elaborado 100% com uvas Godello.

Apresenta cor amarelo palha claro. O teor alcoólico é de 12,5%.

No nariz é limpo e intenso. O aroma é caracterizado pela presença marcante de frutas brancas de caroço com grande personalidade, notas de flores brancas e nuances cítricas complementam o painel aromático, apresentando um vinho complexo e muito elegante.

Destaca-se na boca seu grande equilíbrio entre redondeza e verticalidade, com um final de boca longo e persistente.

A safra 2022 recebeu 96/100 pontos no Guia Proensa e 94/100 no Wine Enthusiast

Harmonizou muito bem com os aspargos e os queijos ibéricos.

Tinto La Felisa 2022

Tinto La Felisa 2022

Este é elaborado 100% com Uvas Tempranillo.

Nasceu como uma homenagem à mãe e à avó da quarta geração da família Moro. Uma mulher cuja dedicação e paixão foram fundamentais para moldar a história da Bodega. É o primeiro vinho orgânico, vegano e sem sulfitos da vinícola.

Apresenta cor violeta, muito coberto e marcante. O teor alcoólico é de 14%.

No nariz é intenso, com muita personalidade, onde se aprecia uma presença marcante de frutas frescas, vermelhas e pretas, com toques florais, notas de violetas e cítricas e alcaçuz.

No paladar é volumoso e estruturado, com acidez e retrogosto equilibrados.

fresco e persistente.

Recebeu 94/100 pontos no Wine Enthusiast e 94/100 pontos no Guia Gourmet.

Harmonizou bem com os presuntos ibéricos servidos neste almoço.

Tinto Emilio Moro 2022

Tinto Emilio Moro 2022

Não é apenas o carro-chefe da Bodega, é uma referência. Ele leva o nome do fundador e representa a tradição e o caráter de Tempranillo.

Elaborado 100% com uvas Tempranillo.

Apresenta cor vermelho cereja escuro muito profundo. O teor alcoólico é de 14,5%.

O aroma é intenso e expressivo de frutas predominangtemente pretas típicas de Tempranillo.

O paladar é carnudo e encorpado, com uma passagem agradável cheia de personalidade e um final de boca longo e persistente.

Recebeu 95/100 pontos no Guia Gourmet e 93/100 pontos no Entusiasta do vinho.

Harmonizou muito bem com o cordeiro assado.

Tinto Malleolus 2021

Tinto Malleolus 2021

É um vinho elaborado 100% com uvas Tempranillo.

Malleolus é um vinhaço que personifica a elegância. Com grande personalidade e um equilíbrio perfeito entre maturidade e frescor, características conferidas pelos solos pedregosos de Pesquera de Duero. Um vinho tinto histórico com raízes profundas que marcaram um antes e um depois para a vinícola.

Apresenta cor vermelho cereja escuro muito maduro. O teor alcoólico é de 14,5%.

No nariz é intenso e com grande personalidade, destacando frutas pretas maduras, cassis e mirtilos. No fundo estão notas típicas de seu amadurecimento em madeira, especiarias balsâmicas como pimenta e cravo com notas limpas de couro e tabaco.

No paladar é poderoso e equilibrado, com uma grande estrutura de taninos maduros e redondos, e um final de boca longo e agradável.

Recebeu 92/100 pontos da Wine Spectator.

Harmoniza com cordeiro e carnes vermelhas.

Comprei uma garrafa deste vinho na loja da Bodega e a trouxe para o Brasil.

Tim tim!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 200 (duzentas) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. 

Fotos: Bete Yang e internet

Comentários

Leave A Comment