A Bodegas Protos está em Peñafiel, Ribera del Duero, Espanha. Foi fundada em 1927 e o novo prédio, ao pé da montanha onde fica o Castelo de Peñafiel no topo, tem uma linda arquitetura projetada por Rogers Stirk Harbour e Alonso Balaguer Arquitetos Associados.

Em 18 de setembro de 2024 tivemos um delicioso almoço harmonizado no restaurante na Bodegas com um menu degustação contendo morcilha espanhola, pimentões assados no formo a lenha, lechazo (cordeiro) assado com batatas, sobremesa de musse de pistache com mel. Os vinhos para acompanhar os pratos estão descritos a seguir.

Bodega Protos.
Branco Verdejo Reserva

Este refrescante vinho branco é elaborado pela Bodegas Protos com 100% de uvas Verdejo. Os vinhedos têm mais de 25 anos.
Apresenta cor amarelo palha profundo, devido ao seu envelhecimento de um ano e meio. O teor alcoólico é de 13%, variando conforme a safra.
O aroma tem um equilíbrio de frutas tropicais e notas tostadas de baunilha e doces.
Em boca é seco, untuosos, com grande volume, estrutura e muito fresco graças à sua boa acidez. O final é persistente.
Harmoniza com frutos do mar, macarrão e frango com limão.
Branco Verdejo Cuvée

Este vinho da Bodegas Protos, sem barrica, é um dos preferidos dos consumidores.
As vinhas são jovens e cultivadas em agricultura biológica.
Apresenta cor amarelo palha brilhante, com reflexos esverdeados que refletem sua juventude. O teor alcoólico é de 13% dependendo da safra.
Tem aroma de maça verde, ervas com notas cítricas.
Em boca é seco, com boa acidez e estrutura O final longo onde aparecem notas de maçã e ervas.
Harmoniza com sushi, frutos do mar, vegetais assados e ceviche.
CONHEÇA MAIS: Degustando Albariños na Espanha
Tinto Protos Gran Reserva

Protos Gran Reserva é um tinto de alta qualidade, elaborado com uvas Tempranillo de vinhas antigas. É um vinho maravilhoso, fácil de beber, com boa presença frutada tanto no paladar como no olfato e com boa complexidade aromática.
A safra que tomamos, 2015, recebeu as seguintes pontuações: Guia Peñin, 94 pontos; Tim Atkin, 92 pontos e Wine Enthusiast, 94 pontos.
Apresenta cor vermelho cereja escuro e intenso, com borda granada. O teor alcoólico é de 14,5%.
O aroma é expressivo e complexo. Os aromas terciários evocam uma ampla gama de nuances que nos lembram notas de compota, cacau, tabaco, mineral, tostado e levemente defumado
Em boca tem taninos muito redondos e final longo, com grande potencial de envelhecimento.
Harmoniza com carnes assadas, cordeiro, porco ou vaca. Ensopados e caçarolas, caça e queijos curados.
Tim tim!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 200 (duzentas) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania.
Fotos: Bete Yang e internet







Feliz Ano Novo, com uma bela sugestão para a primavera / verão em Espanha!
Tim, Tim.
Experiência incrível!!
Parabéns pela matéria!