O Brasil está entre os 10 destinos escolhidos para quem viaja sozinho pelo mundo. O dado é da plataforma Airbnb que cita que das cidades mais procuradas estão São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Ainda segundo dados coletados pela plataforma, em 2022 o número de turistas que viajam sozinhos que procuraram o Airbnb aumentou 33% (1) e viagens solo tendo o Brasil como origem aumentaram mais de 60% em relação a 2022, enquanto viagens individuais de outras origens para o país aumentaram quase 55%.
E, desde o mês passado, o Airbnb o recurso de dicas de segurança se tornou disponível também em português para o Brasil junto com outros 50 idiomas.
Naba Banerjee, diretora de Produtos de Confiança e Operações do Airbnb, diz que “promover experiências positivas para nossa comunidade, incluindo quem viaja sozinho, é primordial e está no centro de tudo o que fazemos. À medida que as viagens solo crescem em popularidade, estamos trazendo recursos de segurança para mais usuários em todo o mundo e ajudar aqueles que viajam sozinhos a explorar com confiança e mais tranquilidade”.
O recurso de dicas de segurança para quem viaja sozinho pretende apoiar os hóspedes que viajam desacompanhados para um quarto privativo ou compartilhado disponível na plataforma.
Quando um hóspede que viaja sozinho faz uma reserva de quarto privativo ou compartilhado, essa experiência especializada no aplicativo é ativada e oferece acesso a três recursos principais:
- Dicas de especialistas que os viajantes podem utilizar para se manterem seguros quando viajam sozinhos;
- Uma maneira fácil de compartilhar seu itinerário com qualquer pessoa e quantas vezes achar necessário durante todo o período da reserva e
- Sugestão de perguntas importantes do Airbnb a serem feitas ao anfitrião sobre a acomodação e a vizinhança.
O trabalho do Airbnb para promover experiências de viagem para a comunidade global é revisado regularmente por especialistas e o recurso de dicas de segurança para quem viaja sozinho não é diferente. O seu desenvolvimento foi baseado em conselhos de membros da Coalizão Consultiva de Confiança e Segurança do Airbnb e, em particular, da parceria global com a Vital Voices, uma organização internacional sem fins lucrativos que investe em mulheres líderes para solucionar os maiores desafios do mundo. A entidade forneceu orientações e recomendações sobre como o Airbnb pode colaborar para a segurança de usuários que viajam sozinhos.
TURISMO: Destinos para viajar pelo Brasil
A expansão deste produto para mais usuários em mais idiomas acompanha o aumento das viagens solo (relatado por quem viaja sozinho) no Airbnb: quase um quarto das noites reservadas no Airbnb em todo o mundo em 2022 foi de hóspedes que viajam sozinhos (2). Enquanto cerca de 25% dos hóspedes com origem no Brasil viajaram desacompanhados, o país também foi um destino popular para pessoas chegando de outros locais em viagens solo, sendo o 6º mais popular no mundo e o primeiro na América Latina entre hóspedes que viajam sozinhos.
Os dez países e regiões mais populares entre as pessoas que viajam sozinhas no Airbnb em 2022 foram (3):
- Estados Unidos
- França
- Reino Unido
- Canadá
- Espanha
- Brasil
- México
- Alemanha
- Itália
- Austrália
Entre as cidades brasileiras, estes são os 10 destinos preferidos para quem viaja sozinho (4):
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Florianópolis
- Curitiba
- Brasília
- Porto Alegre
- Belo Horizonte
- Salvador
- Campinas
- Recife
Segundo os dados do Airbnb, as estadias de longa duração são especialmente populares entre as pessoas que viajam sozinhas, resultando em cerca de metade de todas as noites reservadas. Para os hóspedes do Brasil, quase 50% de todas as estadias de longa duração foram de viajantes solo.
Hóspedes que se identificam como mulheres também estão viajando cada vez mais sozinhas. As noites reservadas por esse grupo aumentaram quase 30% globalmente entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2022 em comparação com 2021. Já o Brasil viu um aumento de mais de 45% de mulheres que viajam sozinhas (5).
A expansão do recurso de dicas de segurança para quem viaja sozinho é a ação mais recente do trabalho do Airbnb para viagens mais seguras e complementa as ferramentas e recursos voltados para a comunidade, incluindo:
- Linha de Atendimento Urgente, disponível no aplicativo para os usuários durante uma reserva. Se um hóspede se sentir inseguro, ele pode entrar em contato diretamente com nossa equipe de segurança especializada para obter ajuda;
- O recurso para contato com os serviços de emergência locais, acessível no aplicativo para usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana – tenham ou não realizado suas reservas por meio do Airbnb – para conectá-los rapidamente aos serviços de emergência locais (ou seja, 190), com suporte em 70 países e regiões, inclusive o Brasil;
- Dicas de segurança para os hóspedes, incluindo para escolher um lugar para ficar e para interagir com outras pessoas e
- O recurso de contato de emergência do Airbnb, que permite que todos os usuários adicionem até quatro contatos de emergência ao seu perfil na plataforma.
(1)Todos os dados de tendências de viagem se referem a 1º de janeiro a 30 de setembro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
(2)Porcentagem de todas as noites reservadas no Airbnb por pessoas que viajaram sozinhas do primeiro ao terceiro trimestres de 2022.
(3)Principais destinos para viajantes desacompanhados, globalmente, entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2022.
(4)Principais destinos para hóspedes que viajam sozinhos no Brasil entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2022.
(5)Todos os dados de tendências de viagens relatados por hóspedes que se identificam como mulheres de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
Com apoio Ideal HKS