Ontem (18 de maio) aconteceu o primeiro voo de longo curso movido a Combustível Sustentável de Aviação (SAF) produzido na França, numa iniciativa que uniu a Air France-KLM, Total, Grupo ADP e Airbus. Decolando do Terminal 2E do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para Montreal, Canadá, o voo AF342 teve seus tanques cheios com combustível sustentável de aviação produzido nas fábricas francesas da Total.
O combustível sustentável de aviação (SAF) é uma mistura de combustível de aviação convencional (JET-A1) e combustível biojet feito de restos e resíduos provenientes da economia circular (gordura animal, óleo de cozinha usado etc). O combustível biojet tem propriedades semelhantes ao JET-A1 e produz até 90% menos emissões de CO2 durante seu ciclo de vida em comparação com o equivalente fóssil.
Nenhuma modificação na infraestrutura de armazenamento e distribuição, aeronaves ou motores é necessária para incorporar biocombustíveis. Sua introdução gradual em todo o mundo deve reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono (CO2) do transporte aéreo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Pioneirismo
O biocombustível utilizado para este voo foi feito a partir de lixo e resíduos provenientes da economia circular. A Total produziu o SAF a partir de óleo de cozinha usado em sua biorrefinaria La Mède, no Sul da França, e em sua fábrica de Oudalle, perto de Le Havre, sem usar nenhum óleo vegetal virgem. A mistura de 16% neste voo evitou a emissão de 20 toneladas de CO2.
O voo realizado ontem une a sinergia dos diferentes incentivos para apoiar o consumo de combustível de aviação sustentável, produção aeronaves de última geração e eletrificação das operações terrestres. O Airbus A350 usado para o voo consome 25% menos combustível do que seu antecessor. Além disso, a aeronave foi atendida pelo primeiro caminhão de reabastecimento totalmente elétrico, desenvolvido na França com experiência da Total, e todos os equipamentos de apoio em solo usados pela Air France eram totalmente elétricos. A KLM fez seu primeiro voo com motor SAF em 2009 e as duas companhias (Air France e KLM) foram pioneiras em testar combustíveis sustentáveis para aviação.
Fonte: Assessoria de Imprensa