Voos da Air France já estão com novos menus que foram criados por cinco chefs renomados com a companhia aérea mantendo a proposta de apresentar a gastronomia francesa a bordo.
Partindo de Paris, os chefs franceses Glenn Viel e Arnaud Lallement, que possuem 3 estrelas Michelin, criaram pratos para as cabines La Première e Business, ao lado dos renomados chefs confeiteiros Philippe Rigollot e Nina Métayer. Na cabine Premium Economy, o chef Frédéric Simonin, com 1 estrela Michelin, continua a encantar os clientes da Air France com suas novas e deliciosas receitas.
Para criar esses menus, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em serviços de buffet a bordo, usando produtos frescos e locais que mudam com as estações do ano.
Como parte do compromisso da Air France com um serviço de catering mais responsável, a carne, as aves, os laticínios e os ovos em cada cardápio são de origem francesa, e os peixes são provenientes de pesca sustentável nos voos saindo de Paris. Os cardápios vegetarianos também estão sistematicamente disponíveis nas diferentes cabines de todos os voos da empresa.
As criações para a La Première partindo de Paris
Pela primeira vez, o chef francês Glenn Viel (foto que abre a matéria) três vezes premiado com 1 estrela Michelin, está assinando todo o menu da classe La Première, a cabine de viagem mais exclusiva da companhia.
Combinando engenhosamente suas raízes da Bretanha com a culinária provençal, esse amante dos produtos locais criou um total de doze pratos para serem saboreados nos próximos meses, incluindo pão mediterrâneo com pimentões em conserva e alecrim, cream cheese, rúcula e limão em conserva, filé de dourado, batatas fondant, mexilhões e molho de limão, e galinha d’angola coberta com um crocante de abobrinha e compota de cebola caramelizada.
“Tenho orgulho de trabalhar com a Air France, que se estabeleceu como uma liderança da aviação francesa e destaca nosso país e a sua gastronomia em todo o mundo. Para os clientes da La Première, eu queria destacar a arte de viver francesa, os altos padrões, a elegância e o refinamento”, declarou Glenn Viel.
Para as sobremesas, o Meilleur Ouvrier de France e campeão mundial de confeitaria Philippe Rigollot, assumiu o cardápio de sobremesas francesas, apresentando uma seleção de doces deliciosos e de textura leve. O gâteau de morango, o gâteau da floresta negra e uma tartelete de damasco com chantilly de alecrim estão entre as seis sobremesas que aparecerão gradualmente no cardápio.
“Para a Air France, trabalhei com doces leves feitos de creme e açúcar. Eu queria apresentar sabores e texturas diferentes aos passageiros de nossa maravilhosa companhia aérea. É um prazer atendê-los”, disse Philippe Rigollot.
Na cabine Business partindo de Paris
Na cabine Business para voos de longa distância, o chef francês Arnaud Lallement, 3 estrelas Michelin, criou delícias culinárias para os clientes da Air France.
O chef propõe uma culinária contemporânea repleta de emoção, com uma seleção de nove novas criações gourmet.
Pratos como polenta com legumes refogados, berinjela cremosa e coulis de pimentão vermelho, ravióli de caranguejo e camarão, molho de curry da Bretanha e espinafre refogado encantarão os passageiros.
“Para a Air France, eu queria lembrar as estações do ano, deixar meu inconsciente falar, como se estivesse em hipnose. Compartilhar com os viajantes um prazer gourmet marcado pela emoção e pela satisfação”, explicou Arnaud Lallement.
Na cabine Business, desde 2023, a Air France também confia seu menu de sobremesas a um chef confeiteiro exclusivo.
Coroada World Pastry Chef 2023, a chef Nina Métayer assina três novos doces para a empresa. A fatia de caramelo, avelã e chocolate amargo aveludado da chef, a fatia de manga com coco e limão e a delícia de chocolate gourmet “Individuel” são as iguarias irresistíveis que os clientes poderão saborear durante a viagem.
“Criei essas sobremesas como verdadeiras companheiras de viagem. Meus doces, ainda que leves, foram projetados para oferecer aos viajantes um banquete para os sentidos enquanto evocam o charme de destinos distantes”, disse Nina Métayer.
TURISMO: A classe Business no voo Rio-Paris na Air France
Cabine Premium Economy partindo de Paris
Na cabine Premium Economy, o chef Frédéric Simonin, premiado com 1 estrela Michelin, continua a encantar os clientes da Air France como parte de uma parceria contínua iniciada com a empresa em novembro de 2023.
Perfeccionista de coração, ele criou uma série de pratos preparados com o maior respeito pelos produtos escolhidos. Os novos cardápios do chef, incluindo mini vieiras, molho cítrico com pérolas de tapioca e massa de aspargos, ou ervilhas com salgados, espinafre e cebolas peroladas glaceadas, já estão disponíveis a bordo.
“Para os clientes da Air France, eu escolhi cuidadosamente cada produto de nossas regiões francesas que posso transformar com delicadeza e precisão, para uma experiência culinária especial”, diz Frédéric Simonin.
Pratos exclusivos em destinos no todo o mundo
A Air France continua a desenvolver suas parcerias excepcionais partindo das estações internacionais.
Nos voos que decolam dos Estados Unidos (com implantação gradual na partida de todos os destinos da Air France nos Estados Unidos, excluindo estações sazonais) a companhia está oferecendo menus assinados pela chef francês Dominique Crenn, 3 estrelas Michelin, nas cabines La Première e Business.
Desde fevereiro de 2024, os pratos da chef estão disponíveis nos embarques de Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York-Newark, São Francisco e Seattle. A partir de abril de 2024, eles também estarão disponíveis nas partidas de Detroit, Washington e Nova York/Aeroporto JFK.
No embarque de todos os destinos canadenses da empresa (Montreal, Toronto, Quebec e Vancouver), o chef francês Olivier Perret tem assinado pratos com produtos locais e sazonais para o menu da cabine Business.
A Air France também está oferecendo pratos assinados pelo chef Jean-Charles Brédas, da Martinica, na cabine Business, nos voos que partem das Antilhas Francesas (Pointe-à-Pitre, Fort-de-France, Saint-Martin) e da Guiana Francesa (Caiena) para Paris, bem como nos voos da rede regional do Caribe que ligam Caiena a Fort-de-France, Pointe-à-Pitre a Miami e Pointe-à-Pitre a Montreal.
Na partida da Ilha da Reunião, a Air France confia o menu de sua cabine Business ao chef Jofrane Dailly, que destaca a herança culinária da ilha combinada com suas origens indianas.
Na partida de Singapura, o chef Julien Royer, com 3 estrelas Michelin, assina uma seleção de pratos originais no menu que é regularmente renovado para os clientes La Première e Business da Air France que viajam para Paris.
Com apoio Race Comunicação