O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, Mato Grosso, recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto. Concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o documento atesta a capacidade e confiabilidade operacional do Aeroporto e que autoriza o uso de instrumentos para pousos e decolagens, inclusive para voos noturnos.
Com a nova classificação, o Aeroporto de Sinop passa a operar também em RNAV (Rotas de Navegação Aérea ), uma tecnologia de navegação que possibilita ao piloto uma aproximação mais segura, baseada não somente por referências visuais, mas também nos instrumentos da aeronave, e nos procedimentos certificados. Com isso, fica possível a realização de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas.
Referência 3C
O Certificado Operacional de Aeroporto autoriza que o Aeroporto de Sinop passe a ser utilizado por qualquer aeronave compatível com o código de referência 3C, o que inclui os modelos com capacidade para transportar até 189 passageiros mais utilizados pela aviação civil.
O Aeroporto João Batista Figueiredo, é administrado pela Centro-Oeste Airports (COA), que também é responsável pelos aeroportos Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon e Alta Floresta, todos no Mato Grosso.
Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, “a certificação traz maior visibilidade ao aeroporto de Sinop e amplia as possibilidades de conquistar novas parcerias, o que, consequentemente, impacta em maior desenvolvimento para toda região. Além disso, esse reconhecimento reforça todo o nosso compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”.
Fonte: Assessoria de Imprensa