A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, já deu início ao processo para transformar o Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana em aeroporto de categoria Internacional. Hoje, o Paraná só conta com os aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu com esta denominação. Ponta Grossa quer ser a terceira opções para voos internacionais no Estado.
Num primeiro momento, o Aeroporto Sant’Ana será internacional somente para a aviação executiva, de aviões particulares e menores. Para isso, a Prefeitura formalizou a solicitação junto a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) por serem órgãos responsáveis por concederem a autorização de entrada e saída de passageiros no Brasil. Não haverá necessidade de aquisição de novos equipamentos.
A prefeita Elizabeth Silveira Schmidt afirma que com a internacionalização do aeroporto “além da possibilidade de obter mais recursos, Ponta Grossa terá esta facilidade para visitantes, como por exemplo, profissionais de multinacionais da cidade e da região que poderão vir direto para a cidade”.
A expectativa da Prefeitura de Ponta Grossa é que até o final do ano a Agência de Aviação Civil (Anac) libere o Aeroporto Sant’Ana para pouso e decolagens de voos internacionais e que estas operações passem a acontecer no primeiro semestre de 2022.
Enquanto isso, a Azul planeja abrir operações no Aeroporto Sant’Ana neste segundo semestre.
Fonte e fotos: Prefeitura Ponta Grossa